Agenda Agenda
             
T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind

«Tipografia»: o livro


A Tipografia é um pilar essencial da Comunicação Visual e do Design gráfico contemporâneo – e como tal é discutida neste livro. Um resumo sobre os temas apresentados.

Profusamente ilustrado com mostruários e exemplos de aplicação prática, esta Tipografia serve para orientar os que buscam inspiração para resolver as suas tarefas diárias de paginação, edição e desenho gráfico.

Tipografia foi escrito para os que mandam realizar, para os que produzem – e para os que consomem informação impressa em papel ou apresentada no ecrã.

Dirige-se aos estudantes e profissionais que elaboram documentos ou que fazem design editorial ou publicitário. Mas não só. Sabendo que esta temática ainda não tinha sido aprofundada por autores portugueses, o autor Paulo Heitlinger enquadrou o tema numa visão alargada, para assim captar o interesse de todos os que apreciam temas sócio-culturais, estéticos e históricos.

Além de discutir a funcionalidade das letras, Tipografia põe em evidência a estética dos caracteres; ambos são assuntos pouco discutidos entre nós. Em Portugal, a cultura tipográfica só timidamente começa a mostrar o seu potencial.

Muitos comunicadores, designers e editores não estão a par da produção dos typeface designers nacionais e internacionais. Colmatando estas lacunas, o presente livro é a primeira obra abrangente sobre a tipografia, escrita por um português.

O livro de Paulo Heitlinger promete tornar-se a primeira obra de referência para todos os que necessitam uma visão crítica sobre as peculiaridades formais e funcionais das tipologias tipográficas.

Uma obra essencial para quem trabalha conscientemente com letras.

Capa do livro: Tipografia

Heitlinger, Paulo. Tipografia: origens, formas e uso das letras
Desenho e paginação: Paulo Heitlinger, com InDesign CS
Copyright © 2006, Paulo Heitlinger
ISBN 10 972-576-396-3
ISBN 13 978-972-576-396-4
Depósito legal 248 958/06
1.ª edição: Novembro de 2006
Impressão: Impresse 4
PVP (Preço de venda ao público): 33 a 36 Euros.

Este livro já não está à venda. Entretanto, foi reformulado, aumentado e encontra-se à venda como e-book: Alfabetos.

Capa do livro: Alfabetos
Alfabetos, História da Caligrafia, da Tipografia e da produção de tipos.

Em Alfabetos, o autor descreve em pormenor e com grande exactidão — ao longo de 900 páginas — todos os processos de aplicar letras: por exemplo, riscando placas de metal e tabuinhas de cera, gravando-as em pedra, pintando-as com pincéis, estreitos e largos, nas vias públicas ou sobre azulejos, usando escantilhões (stencils) ou... máquinas de escrever. O leitor interessado em questões pedagógicas encontrará um capítulo devotado à aprendizagem da Escrita escolar.

Como nos outros livros que publicou, Paulo Heitlinger elaborou os textos, fotografou, tratou as imagens digitais e fez o layout das 1.100 páginas (!).

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com