Tipografia Times
 
Homepage tipografos.net   Search by FreeFind

» Índice

» As nossas fontes digitais

» Workshops

» Cadernos Tipográficos

» Brasil ¦ » Portugal ¦ » Espanha

» Typeface Designers

» Tipos

» Como fazer fontes

» Directório de fundições

» Boas Práticas

» História da Tipografia

» Magazines

» Jornais

» Tecnologias

» Glossário

E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

Paulo Heitlinger

Typeface designer, pedagogo e autor dos livros Layout, Alfabetos e Tipografia.

Layout — Design Editorial, Boas Práticas de Composição e Regras Tipográficas. Por Paulo Heitlinger.

350 páginas em formato DIN A4, ao largo. Exclusivamente em formato ebook!

O primeiro e-book vendido na tipografos.net. O primeiro manual prático escrito em português, sobre paginação, composição e design editorial. Escrito por um autor com 25 anos de prática profissional no sector.

Prometido é devido! No seu livro «Alfabetos», Paulo Heitlinger tinha anunciado que iría publicar um livro prático, um Manual de Design editorial. Aqui está!

Capa do livro: Alfabetos
Alfabetos, História da Caligrafia, da Tipografia e da produção de tipos.

Aliando a curiosidade do jornalista à sua paixão por temas sócio-culturais, o autor foi completando o que aprendia na prática com entrevistas com typeface designers como Kurt Weidemann, Adrian Frutiger, Peter Karow, Erik Spiekermann e Albert Kapr. Com estes peritos aprofundou aspectos estéticos, funcionais e tecnológicos da Tipografia clássica e digital.

Em Alfabetos, o autor descreve em pormenor e com grande exactidão — ao longo de 1.000 páginas — todos os processos de aplicar letras: por exemplo, riscando placas de metal e tabuinhas de cera, gravando-as em pedra, pintando-as com pincéis, estreitos e largos, nas vias públicas ou sobre azulejos, usando escantilhões (stencils) ou... máquinas de escrever. O leitor interessado em questões pedagógicas encontrará um capítulo devotado à aprendizagem da Escrita escolar.

Como nos outros livros que publicou, Paulo Heitlinger elaborou os textos, fotografou, tratou as imagens digitais e fez o layout das 1.000 páginas (!).

PH

Nascido em Lisboa, Paulo Nunes Heitlinger exerceu grande parte da sua actividade profissional na Alemanha. Depois de se doutorar em Física Nuclear, viu que os seus talentos o impulsionavam para o Jornalismo e a Fotografia.

Trabalhou para a Comunicação Social e para diversas editoras, fez publicidade e marketing. Iniciou-se como layouter e graphic designer, produzindo posters, anúncios, brochuras, revistas, livros e web-sites.

O seu interesse pela Tipografia nasceu da necessidade de fazer a escolha certa entre centenas de fontes disponíveis. Como as experiências empíricas só resolviam parte do problema, Paulo Heitlinger começou a interessar-se pela origem e pela evolução das letras. Aperfeiçou o seu design editorial e começou a criar tipos digitais.

Topo páginaTopo página

2016 — Copyright by pheitlinger.de