Agenda Agenda
             
T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind

» Índice

» Workshops

» Cadernos Tipográficos

» Brasil ¦ » Portugal ¦ » Espanha

» Typeface Designers

» Tipos

» Como fazer fontes

» Directório de fundições

» Boas Práticas

» História da Tipografia

» Magazines

» Jornais

» Tecnologias

» Glossário

» Museus, Bibliotecas


E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

«Alfabetos»: o ebook


Profusamente ilustrado, criteriosamente pesquisado e redigido, este e-book de 900 páginas serve para orientar os que buscam inspiração para resolver as suas tarefas diárias de paginação, edição e desenho gráfico. Eventualmente, o melhor livro sobre Caligrafia e Tipografia publicado em Espanha e Portugal.

Capa do livro: Alfabetos

Quando se tornou previsível que o livro Tipografia (Paulo Heitlinger, 2006) acabaria por se esgotar no mercado livreiro, o autor começou a estudar de que forma poderia dar continuação a esta publicação.

Reimprimir a obra que tinha sido bem aceite, tanto em Portugal como no Brasil, ou substitui-la por outra, melhor, mais actual e mais abrangente?

O autor sentiu a necessidade de alargar o âmbito do livro, para poder integrar quatro anos de investigação em muitos domínios.

Além disso, as experiências feitas no Typeface design, no meio universitário e também no âmbito da Pedagogia infantil, reforçavam a ideia que o primeiro livro deveria de ser drasticamente ampliado, para conter a abrangência de temas que o título genérico Alfabetos sugere.

Venda online.

As 1.000 páginas de Alfabetos integram não só o aprofundamento do estudo da Caligrafia e da Tipografia, como também as diversas excursões à Arqueologia, à História da Cultura e da Arte e ao Design de Comunicação – excursões que o autor considera úteis para melhor explicar de que modos a evolução das letras se relaciona com os avanços sociais e culturais dos homens que escrevem e imprimem.

Além disso, o incremento em páginas também serviu para corrigir várias falhas na paginação, tendo em mira uma representação gráfica mais cuidada, mais digna de representar temas tão directamente relacionados com o nosso progresso civilizacional.

Se a Tipografia «só» demorou 550 anos a evoluir – regista-se para cerca de 1455 a produção do primeiro livro impresso com tipos móveis de metal – a Caligrafia tem uma história muito mais longa para contar. Deste modo, a discussão das letras manuscritas ocupa um espaço muito maior do que ocupava no anterior livro, Tipografia. No entanto, Caligrafia e Tipografia não são as únicas disciplinas que definem o uso de alfabetos.

Dirige-se aos estudantes e profissionais que elaboram documentos ou que fazem design editorial ou publicitário. Mas não só. Sabendo que esta temática ainda não tinha sido aprofundada por autores portugueses, o autor Paulo Heitlinger enquadrou o tema numa visão alargada, para assim captar o interesse de todos os que apreciam temas sócio-culturais, estéticos e históricos.

Muitos comunicadores, designers e editores não estão a par da produção dos typeface designers nacionais e internacionais. Colmatando estas lacunas, o presente livro é a primeira obra abrangente sobre a tipografia, escrita por um português.

O livro Alfabetos , versão e-book, promete tornar-se a obra de referência para todos os que necessitam uma visão crítica sobre as peculiaridades formais e funcionais das letras.

Uma obra essencial para quem trabalha conscientemente com letras.

.

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com