Tipo
             
T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind

Arnold Pannartz e Konrad Sweynheim

Apesar do sigilo que Gutenberg exigiu aos seus colaboradores e aprendizes, a sua invenção revolucionária chegou ao Norte da Itália em apenas 18 anos. Konrad Sweynheim e Arnold Pannartz são os introdutores da imprensa de tipos móveis na península itálica.

Dois aprendizes de Gutenberg na oficina de Mainz, Arnold Pannartz e o monge Konrad Sweynheim, tinham quebrado o juramento prestado ao mestre e levado a cabo o célere technology-transfer da tipografia, imprimindo em Itália a obra De Oratore, de Cícero.

Os primeiros livros impressos em Itália, com uma pouco perfeita, ainda indecisa e híbrida littera antiqua, vêm da abadia beneditina de Subiaco, perto dos Montes Apeninos – mas já em 1463 (ou, o mais tardar, em 1464). Os dois impressores foram chamados a Subiaco pelo cardeal espanhol Juan de Torquemada, que então dirigia o mosteiro.

As primeiras obras impressas por Sweynheim e Pannartz no Mosteiro de Subiaco foram livros religioso; mas também imprimiram De Oratore, de Cícero, livro que não tem data de impressão, e os Opúsculos, de Lactancio que é o primeiro livro com data executado tipograficamente em Itália.

Lattanzio, De divinis istitutionibus, Subiaco, C. Sweynheim e A. Pannartz, 1465.

Lattanzio, De divinis istitutionibus, Subiaco, C. Sweynheim e A. Pannartz, 1465. Estes Opúsculos de Lactancio são o primeiro livro com data executado tipograficamente em Itália.

A 12 de Junho de 1467, a equipa Sweynheim-Pannartz transitou de Subiaco para Roma, onde imprimiu 23 obras nos três anos seguintes.

A Biblioteca Nacional em Lisboa guarda uma Civitate Dei (A Cidade de Deus) de São Agostinho, em bom estado de conservação, obra impressa por Sweynheim e Pannartz em Roma. Neste incunábulo vemos um tipo romano que denuncia forte parentesco com os tipos góticos alemães: o gótico-romano. Lembra-nos um alemão a falar italiano com forte sotaque germânico.

Livius Titus

Já na Historia Romanæ decades (imagem), de Titus Livius, a letra romana de Sweynheim e Pannartz aparece mais perfeita, mais clara.

Os dois imprimem em Roma as Epistolas familiares, de Cícero e Speculum humanae Salvationes, de Rodrigo Sánchez de Arévalo, executada em 1468.

Sweynheim deve ter falecido por volta de 1477.

Contudo, não será Roma o centro da tipografia renascentista; a nova tecnologia converge para Veneza; aí, começa-se a falar da recém-chegada imprensa em 1469. Os mestres que trabalham em Veneza são:

Bibliografia

Heitlinger, Paulo. Tipografia: origens, formas e uso das letras. Copyright © 2006 Paulo Heitlinger, ISBN 10 972-576-396-3 , ISBN 13 978-972-576-396-4, Depósito legal 248 958/06. Dinalivro. Lisboa, 2006.

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.

copyright by algarvivo.com