Bembo
             
T I P O G R A F O S . N E T   S I T E - M A P   powered by FreeFind

Aldus Manutius (Sermoneta, 1452 - Veneza, 1515)

Teobaldo Manucci, Aldo Manuzio

AM

Humanista entusiasta, editor e tipógrafo, com oficina em Veneza. Manutius foi o editor renascentista que definiu os padrões estéticos dos novos livros — não só impressos com tipos móveis, mas também radicalmente diferentes das obras manuscritas da Idade Média. Aldus definiu um layout e uma tipografia para livros que continua actual e válida.

Foi um dos 10 melhores editores dos séculos XV e XVI, e notabilizou-se, entre outras razões, por ter usado os caracteres itálicos (ou aldinos) feitos por Griffo, em que publicou as famosas edições in octavo, que tanto contribuíram para a divulgação da literatura humanística no século XVI — especialmente das obras da Antiguidade grega.

Quando nasceu em 1452 no povoado de Sermoneta-Bassiano, cerca de 80 km ao sul de Roma, chamava-se Teobaldo Manucci. Depois de ter estudado latim e grego em Roma e Ferrara, mudou-se para Mirandola no ano de 1482 para junto do seu amigo, o cabalista Giovanni Pico. Mudou então o nome para Manutius.

O sobrinho de Pico, Alberto Pio, Príncipe de Carpi, facultou a Aldus as somas necessárias para montar uma oficina de imprensa. O propósito deste investimento era de editar os clássicos gregos. Aldus terminou a tarefa encomendada pelo príncipe com a criação da Imprensa Aldina em Veneza, ca. de 1490—4.

Em 1499, Aldus casou com a filha de Andrea Torresano - o impressor que tinha adquirido os materiais tipográficos de Nicolas Jenson. Deste matrimónio nasceram três filhos e uma filha.

Imprensa aldina
de aetna

Humanista entusiasta, Manutius devotou-se inteiramente ao espírito da Grécia clássica. Aldus reuniu ao seu redor sábios e compositores gregos; tanto em sua casa como na sua oficina falava-se grego.

A partir de 1495 mandou imprimir com uma nova letra, a cursiva grega, edições dos clássicos da literatura grega na sua língua de origem. Assim, as letras gregas passaram a pertencer ao corpo de caracteres usados na nova técnica de imprimir com tipos móveis.

As primeiras obras impressas: Hero e Leander de Musaeus e a Galeomyomachia. Entre 1495 e 1509 publicou obras da Literatura grega, entre elas de Aristóteles, Aristófanes, Thucydides, Sófocles, Herodoto, Xenofóne, Euripides e Demostenes. Depois de 1513, foram ao prelo obras de Platão, Pindar, Hesychius e Athenaeus.

Além dos textos gregos, Aldus publicou obras de Pietro Bembo, Poliziano, Dante, Petrarca, Plínio, Pontanus, Sannazzaro, Quintiliano, Valerius Maximus, Erasmo de Roterdão, e muitos mais.

A Imprensa aldina introduziu uma série de inovações no mundo da imprensa. Aqui foram compostos os primeiros livros de bolso, uma invenção muito ao gosto dos humanistas que viajavam muito.

Fizeram-se as primeiras experiências na impressão de obras multilingues, usando vários tipos de letras. As dificuldades apareciam na composição dos diferentes textos, que deviam caber numa só página, em concordância com o seu conteúdo. Este problema foi resolvido com espantosa precisão; foram realizadas obras de arte tipográficas da mais alta qualidade técnica e estética.

O livro «Hypnerotomachia poliphili»

Aldo Manuzio foi, através da qualidade dos seus livros, um grande vulgarizador dos caracteres gregos; mas também dos latinos, ou romanos. O romano foi gravado por Francesco Griffo, para a impressão da obra De Ætna do cardeal Bembo.  

Os tipógrafos de Lyon copiaram descaradamente o estilo de Aldus Manutius, fazendo contrafacções das edições aldinas. Exemplos disso são as edições de Virgilio, 1501 e Dante, 1502. þ

Obras de Homero

Obras de Homero, edição de Manutius, tipo de letra grega cursiva.

Colecção Aldina na Biblioteca Nacional em Lisboa

Este fundo engloba 10 edições do século XV (integradas na colecção Incunábulos) e 247 do século seguinte, que fazem parte da secção de Reservados.

Temas relacionados

O livro «Hypnerotomachia poliphili»

Links

www.lib.sfu.ca/about/collections/specificcollections/specialcollections/proj/aldus.htm

net.lib.byu.edu/aldine/

Bibliografia

Biblioteca Nacional, Edições Aldinas da Biblioteca Nacional: séc. XV e XVI. Introdução de José V. de Pina Martins; catalogação de Maria Valentina C.A. Sul Mendes para o século XV; Margarida Cunha, para o século XVI. Lisboa, Biblioteca Nacional, 1994.

Heitlinger, Paulo. Alfabetos, Tipografia e Caligrafia. Copyright © 2010 Paulo Heitlinger, Dinalivro. Lisboa, 2010. ISBN: 9789725765661.

Heitlinger, Paulo. Tipografia: origens, formas e uso das letras. 2006 Paulo Heitlinger, ISBN 10 972-576-396-3. Dinalivro. Lisboa, 2006.

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.

copyright by algarvivo.com