Letras dos Romanos

Homepage tipografos.netebooks ¶ Letras dos Romanos

Letras dos Romanos

2.700 anos de continuidade — o alfabeto mais usado na cultura ocidental. Uma profunda análise às formas das letras romanas e à sua evolução histórica. Contendo a apresentação de 10 fontes digitais inéditas. 450 páginas, 550 imagens.
Conheça o ebook Letras dos Romanos

PDFFaça o download do Índice de Temas e das primeiras 45 páginas do livro: PDF, 45 páginas.

Há cerca de 2.700 anos, os Latinos começaram a usar um tipo de letra que nós hoje chamamos "letra romana". Desenvolveu-se assim um alfabeto que hoje nos serve diariamente: no jornal, no noticiário, nos letreiros espalhados pelos espaços públicos, por toda a parte.

O nosso alfabeto é muito semelhante ao dos Romanos, a esse nosso antepassado devemos a estética, a legibilidade e as diferentes formas da nossa Escrita. Para quem estuda as letras ou para quem as desenha, o alfabeto romano é imprescindível. Contudo, até esta data, ninguém o estudou e publicou em língua portuguesa. É essa grande lacuna que tentamos colmatar.

A avaliação feita neste livro, sustentada por uma cuidada descrição de cerca de 300 lápides, documentos manuscritos e letras gravadas em cerâmica, metal e vidro, levou o autor a reconsiderar os critérios tradicionais de classificação das «Romanas», definindo tipos de letra próximos da realidade — ou seja da análise empírica dos alfabetos romanos.

A evolução das letras romanas na Idade Média e na Renascença, documentada com documentos e epígrafes. Notas sobre a Paleografia.

Ilustrada com dezenas de fotos originais, de lápides, inscrições e suportes encontrados no território hoje português e espanhol, fotografadas ao longo de 15 anos; uma pesquisa fotográfica revelando aspectos surpreendentes. Completada com a apresentação de 10 fontes digitais, ilustrativas dos temas abordados.

Um must para os todos os interessados no Typeface Design, no Design de Comunicação, na História e no Património. Para curiosos, estudantes e formadores. Para todos os que amam a beleza das letras! Textos, fotos e paginação de Paulo Heitlinger.

E-book, documento PDF multimédia. Formato DIN A4, horizontal. 450 páginas, 15 Euros.

Compra por Paypal: 15 Euros

Mande um email ao autor Paulo Heitlinger, para obter os detalhes sobre a forma de pagamento e os pormenores relativos ao download do seu exemplar pessoal.
Nesse email, indique se pretende fazer transferência bancária ou se fez transferência via Paypal.


PDFFaça o download do Índice de Temas e das primeiras 45 páginas do livro: PDF, 45 páginas.


Letras dos Romanos + 10 fontes digitais

  Letras dos Romanos 2
  Glossário 7
  Abreviaturas e sinais 9
  Fragmentos 10
  Introdução 11
  Epigrafia Romana 14
  A primeira letra global 16
  As Formas das letras 23
  Os glifos 29
  Composição de texto 41
  Os suportes 44
  De barro a chumbo 45
  lateres signati 46
  Letras de vidro 51
  Poder e status 60
  Gravar Pedra 68
  Lapicida 69
  Epígrafes 71
  Capitalis Monumentalis 72
  Miliários 108
  Capitalis geométrica 111
  Capitalis condensada 127
  Letras largas 147
  Rustica lapidar 149
  Escultura e texto 172
  Letras sobre cerâmica 181
  Letras de, e em metal 190
  Diplomas militares 222
  Moedas 226
  Letras pintadas a pincel 228
  Grafittis de Pompéia 231
  Letras ornamentadas 237
  Letras pixelizadas 242
  A Cursiva 251
  Quadrata librária 260
  Rustica librária 267
  Decadência 272
  Letras tardo-romanas 274
  Versais orientais 277
  Inscrições paleocristãs 279
  Romanas Visigóticas 286
  Evolução da versal visigótica 287
  O corpus epigráfico de Salas 299
  Escrita visigótica librária 316
  Unciais, as romanas redondas 324
  Versais insulares 336
  A primeira Renascença 343
  Romanas Humanistas 346
  Segunda Renascença 348
  Romanas humanistas em Portugal 365
  Romanas americanas 378
  A saga da «Trajan» 381
  Epigrafia moderna 382
  Romanas digitais 392
  Fontes digitais para representar as Romanas 393
  Alfabeto versal 405
  Bibliografia geral 429
  Links 434
  Índice Remissivo 435
  Os autores 438

Este e-book também é vendido em conjunto com 10 fontes digitais, ao preço de 55 Euros (livro + fontes). As fontes são em formato OpenType e incluem:

Capitalis Monumentalis, Zographus, Quadrata lapidar, Quadrata pintada, Capitalis Condensata, Rustica Librária, Rustica lapidar, Capitalis Uncialis, Romana tabular e Romana humanista.

Compre por Paypal: 55 Euros

.

Venda do formato e-book: termos e condições

O livro é vendido em forma de um exemplar personalizado, que identifica digitalmente o seu proprietário. O livro/PDF pode ser impresso pelo proprietário e poderá ser projectado em aulas, por exemplo. Contudo, o exemplar comprado não poderá ser transferido a outras pessoas.

Temas

A Epigrafia é a ciência auxiliar da Arqueologia que estuda as antigas inscrições, sejam que elas tenham sido desenhadas, pintadas, riscadas, gravadas, fundidas, esculpidas, feitas em incisão ou em relevo, aplicadas sobre metal, pedra, madeira, osso, cerâmica, mosaico, vidro ou qualquer outro suporte, durável ou não. Os especialistas não se cansam de explicar as inúmeras contribuições que a Epigrafia tem feito para a Arqueologia, a Linguistica, as Ciências Sociais e várias outras disciplinas.

Que o estudo das letras antigas, especialmente o das romanas, também tem sido uma contribuição essencial para a Caligrafia e a Tipografia, escapa à atenção dos epigrafistas, que normalmente não se interessam pelo aspecto artístico do que estudam, nem pela importância que uma lápide de mármore romana possa ter para o Design de Comunicação actual. Além disso, o arqueólogo que estuda a história dos Romanos, raramente se interessa pela Renascença ou pelo século 21.

Faltam abordagens multidisciplinares. A missão deste livro é, de certo modo, construir uma ponte entre os estudos epigráficos «clássicos» e os estudos feitos por designers para perceber as formas gráficas e a estética das letras romanas. A Epigrafia clássica (sobre)valoriza as inscrições que são exemplares únicos, elaborados pela mão experiente do artífice que concebe a paginação e desenha as letras.

Neste livro daremos também protagonismo às inscrições repetidas, que os Romanos conseguiam facilmente fazer usando moldes, estampas e punções. Deste modo se imprimiam curtos trechos de texto, marcas e «logótipos» em peças de cerâmica, por exemplo. Este tipo de inscrições repetidas pelo uso de um molde alertam-nos para o facto que uma parte importante da economia romana se baseava na produção em série. Para quem produz ou usa Tipografia, é inevitável conhecer muito bem estes padrões, pois hoje, o alfabeto latino – com algumas extensões e regionalizações – é o sistema de escrita mais utilizado no mundo. aselecção de lápides aqui apresentadas incide especialmente sobre o património arqueológico visível em Portugal e Espanha. Porque pensamos que alguns leitores terão a motivação de ver, por si próprios, a beleza destas letras...


Outros e-books

Arte Nova ¦¦ Design em Portugal, de 1870 a 1970

Os Açores, guia cultural e turistico. ¦ As Ilhas Desconhecidas

Alfabetos ¦ Layout ¦ Typeface Design ¦ Revistas para Clientes ¦

Letras dos Romanos ¦ Os Romanos na Península Ibérica

Pedra e Cobre ¦ Cultura Visigótica ¦ Livro do Sal

.

2018 — Copyright by pheitlinger.de