Cultura Visigótica

Homepage tipografos.netE-books ¶ Cultura Visigótica

Cultura Visigótica

Uma introdução à cultura vigente em Portugal e Espanha entre 400 e 1.100 n.E.

Por Birgit Wegemann e Paulo Heitlinger

Cultura Visigótica

Sobre esta época não existe quase nenhuma informação impressa e acessível ao grande público.

Depois de intensivas pesquisas, realizadas ao longo de seis anos, os autores revelam-nos os restos visivéis de uma cultura híbrida que integrou elementos da Antiguidade Tardia, do Paleocristianismo, dos povos germânicos (Visigodos e Suevos), da cultura greco-bizantina, assim como elementos chamados «moçárabes».

Desta confluência surgiu uma cultura sui-generis que se expressou numa forma única de Escrita, em testemunhos de Arquitectura e das Artes Aplicadas.

Conheça as Estelas de Mértola. O Antifonário de León. Os testemunhos achados em Toledo, antiga capital do reino visigodo. Os mais importantes monumentos da época, em Portugal e na Espanha.

Textos, fotos e paginação de Paulo Heitlinger. Um livro em formato digital, invulgar, reunindo vários usos: roteiro e guia de viagem, livro de estudo, compêndio de Arqueologia, fonte de material didáctico e informativo para professores e estudantes.

PDF Interessado? Comprove a qualidade, fazendo o download do
Índice de Temas e das primeiras 40 páginas: PDF, (5 MB).

500 fotografias/ 400 páginas.

Compra por Paypal
  • 5ª edição: 2021. Preço: 15 Euros.

Mande um email ao autor Paulo Heitlinger, para obter os detalhes sobre os pormenores relativos ao download do seu exemplar pessoal.
Nesse email, indique se pretende fazer transferência bancária — ou se fez transferência via Paypal.

Deste E-book temos também uma versão em alemão: www.portugal-kultur.de/ebooks/auf-den-spuren-der-westgoten.html

Temas

Os Cristianismos / Os Cultos de Cristo / As igrejas hispânicas / Cristologia ariana / Cristologia ortodoxa / Os cristãos de Mértola / Cristologia monofísita / Conversão dos Suevos: Martinho de Dume / Frutuoso de Braga / Os Beneditinos

Os Visigodos / Godos em terras hispânicas / Iberização do reino visigodo / Toledo, capital do reino / Reis visigodos / Isidoro de Sevilha / Direito visigodo / O Código de 654 (Liber Judiciorum) / O embate do Islão / Cultura moçárabe / Os Judeus

A Reconquista / Os reis das Astúrias / Cultura material visigótica / Placas decorativas / Colunas, pilastras e capitéis / San Pedro de la Nave, capitéis historiados

Arte visigótica / Escultura: o Baixo-relevo / Cerâmica / Cruzes votivas / O Tesouro de Torredonjimeno

A Cultura dos Vândalos / O reino africano

Artesanato / Preciosas fíbulas / Fivelas ornadas, artesanato visigótico / Arqueta de San Genadio / Arqueta das Ágatas

A Letra Visigótica / Versais orientais / Decadência da letra romana / Os primeiros 250 anos da Versal visigótica / Decoração / Inscrições gregas

Formas das versais visigóticas arcaicas / A segunda letra visigótica lapidar / Lápides e inscrições em monumentos / O corpus epigráfico de Salas / Moedas visigóticas / A caligrafia monástica, os scriptoria / Escrita visigótica librária / O requinte da versal visigótica / Codex Vigilanus

Canto moçárabe / Os Antifonários

Os Beatus hispânicos / Seu de Urgell / Apocalipse do Lorvão / Pizarras visigodas / Vamos a números... / A erradicação da Escrita visigótica / A substituição do rito moçárabe

Testemunhos a Sul / Senhora da Rocha, Porches, Algarve / Basílica paleo-cristã, Mértola / Santo Amaro, Beja, com espólio visigótico / Torre de Palma / Badajóz / Mérida

Santa Maria de Melque / Toledo / Recopólis / San Vicente, Córdova / Sevilha / Tarragona / Barcelona /

Testemunhos ao Centro / Basílica de Tróia, Setúbal / São Gião, Nazaré / Conímbriga, Condeixa-a-Nova, São Pedro de Lourosa.

Testemunhos nas Astúrias / Oviedo / Santa María del Naranco / San Miguel de Lillo / Oviedo / San Julián de los Prados / Museu Arqueológico das Astúrias, Oviedo / San Salvador de Val de Diós / Santianes de Pravia / Santa Cristina. Pola de Lena / Santa María de Lebeña, Cantábria

Testemunhos em León / León / Santiago de Peñalba, León / Santo Tomás de las Ollas / San Miguel de la Escalada, Gradefes / San Juan de Baños, Baños de Cerrato, Palencia / Capela do Ciprés / Santa Comba de Bande, Galiza

Testemunhos no Norte São Torcato, Guimarães, / São Frutuoso de Montélios, Braga / Braga, Museu arqueológico / Dume / São Pedro de Balsemão, Lamego / Quintanilla de las Viñas, Burgos

Epigrafistas / Andrés Merino / Hermann Dessau / Theodor Mommsen / Emil Hübner / Estácio da Veiga / José Leite de Vasconcelos

Glossário / Bibliografia / Índice / Os autores

Introdução

Os testemunhos da cultura visigótica em Portugal e Espanha são muito fragmentados – um mosaico confuso que inclui alguma arquitectura, um pouco de artes decorativas, pouca escultura, bastante epigrafia, e preciosos manuscritos iluminados.

Estes elementos são, no seu conjunto, escassos, pouco conhecidos do grande público, mal divulgados e frequentemente mal interpretados.

Deste modo, o leitor compreenderá que não foi tarefa fácil ordenar estes fragmentos para tentar obter uma visão mais consolidada do que foi a Cultura Visigótica.

Falamos de um período começado pelas invasões bárbaras, com início em 409, e fortemente afectado pelas invasões muçulmanas no ano de 711.

Uma cultura que teve uma continuação chamada moçárabe (nos territórios sob o domínio islâmico) e uma continuação alto-medieval, nos territórios obtidos pela Reconquista.

Em termos da evolução dos sistemas de escrita vigentes na Península Ibérica a partir da época tardo-romana e até à implementação da monarquia portuguesa, não existe ainda publicação que nos mostre e interprete o corpus de inscrições e manuscritos.

Muito poucos arqueólogos e paleógrafos se têm ocupado desta matéria. A presente documentação propõe colmatar esta lacuna, para nos mostrar o que se passou no domínio dos Sistemas de Escrita durante esses 600 anos.

A letra visigótica é um tipo de escrita singular, que acompanhou a História da Península Ibérica desde o século iv até ao século xii.

Assistiu à fundação do reino de Portugal, mas, por motivos político-religiosos, foi substituída pela Escrita Carolina.

Marca a transição de um padrão estético da Antiguidade Tardia para uma caligrafia medieval. Este letra é genuinamente peninsular, pois não existiu em qualquer outra zona geográfica. Com ela se grafaram textos latinos, gregos e nos idiomas/dialectos/falares que deram origem ao galego, português e castelhano.

Para a compilação de alguns dos textos baseei-me em obras de Katherine Fischer Drew, Peter Klein, Emil Hübner, Claudio Torres, José Mattoso e Mário Jorge Barroca, assim como em textos patentes em web-sites de museus e bibliotecas de reconhecida competência e autoridade.

Paulo Heitlinger


Venda do nosso formato e-book: termos e condições

O livro é vendido em forma de exemplar personalizado, que identifica digitalmente o seu proprietário. O livro/PDF pode ser impresso pelo proprietário e poderá ser projectado em aulas, por exemplo. Contudo, o exemplar comprado não poderá ser transferido a outras pessoas.



Outros e-books

Arte Nova ¦¦ Design em Portugal, de 1870 a 1970

Os Açores, guia turistico. ¦ As Ilhas Desconhecidas ¦ Os Pescadores

Alfabetos ¦ Layout ¦ Revistas para Clientes

Designers de letras e fontes ¦ Typeface Design ¦

Letras dos Romanos ¦ Os Romanos na Península Ibérica

Pedra e Cobre ¦ Cultura Visigótica ¦ Livro do Sal ¦ Árvores e frutos

.

Vantagens do nosso formato e-book

2021 — Copyright by pheitlinger.de