tipografos.net: design: designers: wollner

A mais bem informada e completa colecção de documentos sobre design

Alexandre Wollner

Um dos principais nomes na formação do Design no Brasil, tendo participado numa série de entidades importantes na introdução do Design. A sua linguagem visual é sinónima de grande aridez e contenção emocional, pois, no fundo, nunca deixou de fazer "Arte Concreta"

AW

Alexandre Wollner (1928) é o mais antigo designer gráfico brasileiro ainda em actividade. Actua neste campo desde 1951, quando entrou no curso de Comunicação Visual no Instituto de Arte Contemporânea do Masp.

Entre 1950 e 1960 a idéia de desenho industrial ganhou mais impulsos. Em 1956, o suíço Max Bill realizou uma série de palestras no Rio de Janeiro e propôs formar uma Escola Superior da Forma como anexo ao MAM, (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro) que estava sendo criado. Sendo uma entidade particular, o MAM apresentava problemas financeiros crónicos, os quais o impediram de realizar sua proposta.

Completou a sua formação na hfg, Alemanha, para onde foi em 1954 a convite do então reitor Max Bill e indicado por Geraldo de Barros.

Entre 1955 e 1958, fez estágio no escritório de Otl Aicher em Ulm, tendo participado da implantação dos projectos da Braun, Lufthansa e Herman Miller.

De volta a São Paulo, abriu em 1958 o Forminform, pioneiro escritório de design, com Geraldo de Barros e Rubem Martins. Desde 1962 actua através da Dicv Designo e foi consultor da SAO desde 1980, divisão de design da agência de publicidade DPZ.

Wollner fez projectos para inúmeras e importantes empresas brasileiras, em todos os campos do que ele chama de "design visual", incluindo sistemas de sinalização, design editorial, linhas de embalagem e cartazes.

A sua área de especialidade, contudo, são os programas de identidade visual, que ele faz com suposto rigor metodológico, resultando muitas vezes autenticas caricaturas de CIs e die logotipos.

Esteve activo no campo da Tipografia, introduzindo nesta conceitos oriundos da Arte Concreta. Participou da criação da ESDI, da qual foi o primeiro responsável e coordenador do Departamento de Comunicação Visual. Entre 1969 e 1970 foi consultor da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Presidiu a Associação Brasileira de Desenho Industrial (ABDI) em duas gestões: 1970-72 e 1973-74. Entre outros, recebeu os seguintes prêmios: em 1953, Jovem pintor revelação, Prêmio Flávio de Carvalho, II Bienal Internacional de São Paulo; em 1954, concurso internacional para cartaz do I Festival Internacional de Cinema do IV Centenário de São Paulo; em 1955 e em 1957, concurso internacional para cartaz da Bienal Internacional de São Paulo; e em 1962, concurso nacional do novo signo da Varig.

Wollner, quando adolescente, estudou no Instituto de Arte Contemporânea do Museu de Arte de São Paulo. Devido ao talento precoce, conseguiu uma bolsa para estudar na recém-criada Escola de Ulm.

Ao voltar ao Brasil, criou, juntamente com Geraldo de Barros, Rubem Martins e Walter Macedo, a FormInform, escritório pioneiro em design no país.

Embora não tivesse o diploma de "designer gráfico" reconhecido, ganhou permissão especial do Ministério da Educação para dar aulas em cursos superiores, participando assim, da fundação da primeira escola de design do país, a Escola Superior de Desenho Industrial do Rio de Janeiro (ESDI). O modelo seguido pela ESDI é fortemente influenciado pela hfg de Ulm.

A Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI)

Unidade de ensino da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, embora tenha sido fundada em 1962 como entidade autónoma.

Foi a primeira instituição a oferecer um curso de Design de nível superior no Brasil.

A escola foi concebida em um plano elaborado por Alexandre Wollner e Karl Heinz Bergmiller, a partir de experiências anteriores como o projecto da Escola Técnica de Criação elaborado por Tomas Maldonado para o MAM no final dos anos 50 e o próprio curso de gráfica experimental de Alexandre Wollner e Aloísio Magalhães no MAM em 1961.

Desde sua implementação, a ESDI tem sido um curso de Design integrado, com habilitação dupla obrigatória em design gráfico (comunicação visual) e design de produto. A partir de 1975, a ESDI foi integrada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Está instalada no Bairro da Lapa (RJ) desde sua criação. Em 2005 iniciou o mestrado em design.

Ligações externas

Página oficial da ESDI http://www.esdi.uerj.br/

Exposição em Frankfurt

A primeira grande mostra dedicada à carreira de Wollner fez-se no MAK - Museum Angewandte Kunst, em Frankfurt/Main. Cerca de 120 trabalhos do designer fizeram um apanhado geral da sua produção. A curadoria da exposição foi de Klaus Klemp e Julia Koch, em cooperação com o Studio Wollner.

.

Página actualizada em 11.2013

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com