Rotis de Otl Aicher Rotis / Aicher
             
T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind

» Ínicio

» As nossas fontes digitais

» Workshops

» Cadernos Tipográficos

» Brasil ¦ » Portugal» Espanha

» Designers

» Tipos

» Como fazer fontes

» Directório de fundições

» Boas Práticas

» História da Tipografia

» Livros históricos

» Magazines

» Jornais

» Tecnologias

» Sistemas de Escrita

» Glossário

» Museus, Bibliotecas

E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

Hochschule für Gestaltung hfg (1953-68)

As posições desenvolvidas na Escola de Design de Ulm ( Hochschule für Gestaltung, hfg) foram puristas e austeras, atitudes que também se reflectiram na tipografia.

Na Escola de Ulm, que prometia continuar a obra didáctica da Bauhaus, desenvolveram-se vários conceitos importantes do design do pós-guerra. Ao lado de Aicher, foram o suíço Max Bill e o italiano Tomas Maldonado que moldaram esta instituição.

A Hochschule für Gestaltung Ulm foi fundada em 1953 por Inge Aicher-Scholl, Otl Aicher, Max Bill, entre outros. Foi a mais significativa tentativa de reestabelecer uma ligação com os pioneiros do design alemão. Foi sucessora da Bauhaus pelos seus métodos de ensino, e pelo importante papel social que queria desempenhar.

Procurando seguir a realidade do pós-guerra, o conceito e o programa da hgf foi uma reformulação das intenções professadas na Bauhaus. Aicher, Maldonado, Gugelot e Zeischegg, professores da nova geração, previam um design também apoiado na ciência e na tecnologia.

Aicher

Aicher com estudantes da hfg (1958). Foto: Wolfgang Siol

A Escola de Ulm desenvolveu vários projectos em parceria com a indústria, algumas de grande porte — como com a empresa de electro-doméstico a Braun. Os produtos projectados para a Braun ajudaram a concretizar a filosofia funcionalista da hfg.

Para desenhar o cartaz do Congresso de Design de 1964, que se realizou em Ulm, Otl Aicher, um dos motores desta instituição, preferiu usar a antiquada Akzidenz Grotesk, em vez das suas sucessoras, a Helvetica ou a Univers.

Alguns preferem ver no trabalho de Otl Aicher um refinado “ funcionalismo estrutural”; contudo, o design praticado no âmbito de Ulm pecou por um rigor exagerado, aliado a uma estética pseudo-racional e estéril, desprovida de garra e de emoção, para nem falar de paixão.

hfg hfg

Cartaz de Stefan May, 1963/64.

Cartaz de Herbert Lindinger, 1963.

hfg

Cartaz de Gerhard Kolberger, 1965/66.

Cartaz de Otl Aicher, Congresso de Design de 1964.

Estudos de cor
 

Arquivo da hfg

Bibliografia

Heitlinger, Paulo. Tipografia: origens, formas e uso das letras. Copyright © 2006 Paulo Heitlinger, ISBN 10 972-576-396-3 , ISBN 13 978-972-576-396-4, Depósito legal 248 958/06. Dinalivro. Lisboa, 2006.

Página actualizada em 08.07.2007

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.

copyright by algarvivo.com