Tipografia
             
T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind

Time 1

Time 2

Uma maneira muito americana de usar letras: o novo layout da revista TIME usa a Franklin Gothic para os cabeçalhos e títulos.

Franklin Gothic (1904, Fuller Benton)

A popularíssima família de fontes Franklin Gothic, de Morris Fuller Benton, foi lançada já em 1904 — numa época em que a Akzidenz-Grotesk estava apenas a começar impor-se na Alemanha.

FG

Quando se discutem as fontes sem-serifa suíças, de modo nenhum podia deixar de lado as antepassadas (e concorrentes) mais antigas das ubíquas Helvetica e Univers: as grotescas norte-americanas, os gothic typefaces, como são chamados nos EUA.

A Franklin Gothic nunca teve os problemas de aridez estética e «despersonalização», típicos das letras sem serifa oriundas da Alemanha e da Suíça.

A News Gothic, que data de 1908, também não mostra falta de temperamento. Na autoria destes (e de outros mais gothic typefaces) estão os prolíficos Benton.

A evolução da tipografia moderna norte-americana foi impulsionada de forma decisiva por Linn Boyd Benton e pelo seu filho Morris Fuller Benton.

Pai e filho souberam introduzir com sucesso as letras sem serifa no mainstream design dos anos 20 e 30. Antes de 1920, as gothics estavam limitadas a servir no display e na publicidade; quase sempre em grandes tamanhos e pesos negros.

A partir de 1920, e continuamente até hoje, as sem-serifa têm sido usadas nos EUA também para compor texto, em sinaléticas, para Corporate Identity, logótipos e outros fins.

A Franklin Gothic acabou por ser um dos mais exitosos «longsellers» tipográficos de sempre; a ITC anunciou recentemente um relaunch desta fonte em formato OpenType, agora com o nome ITC Franklin e com nada menos que 72 variantes.

Franklin Gothic

On the Road: The Original Scroll, designed by Angus Hyland.

On the Road: capa de livro desenhada por Angus Hyland.

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com