T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind

A Pennsylvania Fraktur

O primeiro tipo utilizada na América colonial inglesa foi uma Fraktur. Cristopher Saur foi o primeiro impressor em solo norte-americano. E seu primeiro impresso, um panfleto, usou esta letra, que ele identificava como “Sabon”, e que foi desenhada por um tipógrafo na Alemanha, na Luthersche Schriftgiesserei em Frankfurt.

Anos depois, Johann Peter Miller imprimiu o primeiro livro em solo americano, o gigantesco Märtyrer Spiegel. Peter Miller traduziu o texto original do holandês para o alemão, pois era a língua mais utilizada pelos menonitas pensilvanos de então, numa obra de 1500 paginas, impressa numa tiragem 1300 exemplares.

Neste belo livro, a “Sabon” é novamente utilizada, desta vez agregando-se um sem numero extravagante de outras typefaces góticas, ornamentais, versais, caixas alta e baixa, num verdadeiro tour-de-force, provavelmente também adquiridas em Frankfurt, já que faltavam ainda três décadas para que os tipógrafos norte-americanos produzissem e fundissem suas primeiras typefaces.

Na imigração, os alemães continuaram a identificar-se firmemente com a Fraktur. Mesmo se tiveram que emigrar. Quando os alemães, aus-tría-cos e suíços emigrados para os Estados Unidos da América se começaram a estabelecer no novo continente, aparecem as primeiras oficinas tipográficas – e, claro, começou a impressão de documentos ... em Fraktur.

A Pennsylvania Fraktur é uma letra quebrada, usada em almanaques e certidões de baptismo pelos imigrantes alemães. Christopher Saur (1695-1758) começou o seu printing business nas colónias americanas em 1738, agindo desde a Pensilvânia até à Georgia. Saur imprimiu a primeira folha de typeface specimens saída de um prelo na América, no ano de 1740, em Filadélfia. E imprimiu a primeiríssima Bíblia na América do Norte (em alemão – claro!), na cidade de Germantown, em 1743, usando uma fonte Fraktur, importada da Fundição Luther de Frankfurt am Main...

 
Taufschein 1788. Pennsylvania Fraktur
Pennsylvania Fraktur — Taufschein — 1788.
Ephrata Community
Ephrata Community: Die bittre Gute, oder Das Gesäng der einsamen Turtel-Taube . . . Livro de hinos, manuscrito, 1746
 

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com