T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind

Fraktur: a letra ornada

No Barroco, a letra Fraktur foi praticada num estilo ornamentado, com grande virtuosismo caligráfico.

Até metade do século xx, a maior parte dos textos alemães impressos foram compostos em Fraktur. Na época barroca, a letra quebrada alemã atingiu um ponto alto da sua manifestação ornamental caligráfica.

Dado que as fundições de tipos alemãs tiveram a parte preponderante na imposição deste tipo, a Fraktur foi designada deutsche Schrift – a letra alemã. Este expressão apareceu pela primeira vez no fim do século xv na Itália do Norte: lettera tedesca.

Até ao século xx apareceram novas formas da Fraktur, numa evolução constante do ducto caligráfico, ao sabor do estilo barroco, classicista, vitoriano, Art Nouveau, etc.

Os estudiosos desta matéria consideram que a Fraktur tipográfica atingiu o ponto mais alto entre 1895 e 1940. No final desta evolução, distingue-se Rudolf Koch.

Ampliar imagem

Texto de um writing-master holandês famoso: Jan van der Velde
Initiale

Paul Franck, «Initial G», da obra Schatzkammer allerhand Versalien, Nürnberg, 1601 (xilogravura).

Fraktur, hoje

Hoje, o conceito «Fraktur» é mais difuso, englobando vários significados, em parte antagónicos. No sentido mais restrito, designa o tipo de escritas góticas que foi desenvolvido no princípio do século xvi na Alemanha, conforme descrito.

Mas como termo genérico, a espécie «Fraktur» designa todas as letras quebradas dentro do universo tipográfico.

Na nomenclatura das normas e padrões da indústria alemã DIN 16518 existe o grupo 10, que contem as Frakturschriften, subdivididas em

  • a) Góticas,
  • b) Schwabacher e
  • c) Fraktur.
Links

www.typografie.de/verlagsverzeichnis/

Como usar fontes Fraktur?

Fontes Fraktur: Manual em inglês, da autoria de Walden Fonts. (ca 800 KB)

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com