T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind

«Lifestyle Magazines»

A cultura do consumo. A forma depõe o conteúdo.

No design editorial dos lifestyle magazines nos anos 80, Neville Brody iria atingir notoriedade mundial e conseguir uma legião sem fim de admiradores e plagiadores. Com layouts surpreendentes e novos typefaces, expressamente criados para esses fins, Brody pôs as estruturas das revistas de pernas para o ar.

Foi o antecessor de uma nova geração de magazines. Enquanto as revistas dos anos 70 eram lidas e disfrutadas calmamente, os magazines dos 80 assaltavam a atenção e os sentidos do leitor com agressivos layouts.

Os temas eram agora as futilidades ao gosto do consumidor: (outra vez) a moda, a música pop, o design, os in & outs, os trends e os trendsetters.

Nenhum outro designer teve tão forte influencia no desenho editorial dos anos 80 como Neville Brody. Nos anos 80 e 90, foi Brody quem melhor impôs o seu cunho criativo as revistas editadas no Reino Unido, na Alemanha, na Itália e na França.

Fala-se do Brody Style, copiado e plagiado em excesso. Brody passa a ser uma personagem de culto.

A partir de 1987, Brody foi director de arte da revista inglesa ARENA, e foi neste ano que fundou o seu The Studio em Londres.

Como mastermind da revista The Face, Brody vê o seu estilo definitivamente reconhecido. Um estilo que consiste na reafirmacão e evolucão das tradições tipográficas e de composição de imagens lançadas no princípio do século xx.

Twen Magazin, «soft sixties».

I-D Magazine

David Carson: Beach Culture

Links

www.designingmagazines.com

Bibliografia

LAYOUT - Design editorial. E-book de Paulo Heitlinger

.

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com