Tipografia Logo: Univers
             
T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind

» Ínicio

» As nossas fontes digitais

» Workshops

» Cadernos Tipográficos

» Brasil ¦ » Portugal» Espanha

» Designers

» Tipos

» Como fazer fontes

» Directório de fundições

» Boas Práticas

» História da Tipografia

» Livros históricos

» Magazines

» Jornais

» Tecnologias

» Sistemas de Escrita

» Glossário

» Museus, Bibliotecas

E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

Na Tipografia suíça, quase tudo é cinzento. Em parte, devido à obra de....

Emil Ruder (Zürich 1914 — Basel, 1970)

Tipógrafo e designer gráfico suíço que, junto com Armin Hofmann, fundou a Schule für Gestaltung Basel e ajudou a criar o «Estilo Suíço». Emil Ruder enfatizava a importância que os ritmos gráficos e a função dos espaços brancos tinham no layout de uma página.

Ruder, Hoffman
Hans Arp, Emil Ruder, Armin Hofmann, 1961, Schule für Gestaltung, Basel. Foto: Marguerite Arp-Hagenbach

Ruder editou e escreveu para a revista Typografische Monatsblätter.

A sua contribuição mais conhecido é o seu manual de design gráfico, Typographie. Foi uma obra que ajudou a disseminar o estilo suiço, e se tornou um texto básico em cursos de tipografia nos Estados Unidos e na Europa.

Este designer gráfico suíço é um docente conhecido por muitos estudantes de Design pelo manual de desenho editorial Typographie, que publicou em 1967.

Typo

Typography: a manual of design. Suiça: Zollikofer et co. ag, 1967. Manual de Diseño Tipográfico - Ed. GG, Barcelona, 1992

Ruder foi um dos "type gurus" dos anos 50 e 60. Ensinou na Kunstgewerbeschule Basel, e fundou o International Center for the Typographic Arts em New York, 1962.

Sistemas de grelha

A sua obra Typographie – uma verdadeira bíblia dos sistemas de grelha – contribuiu substancialmente para a divulgação e para o prestígio da Escola Suíça do pós-guerra.

O tema essencial deste manual é a utilização de uma grelha estruturante, considerada essencial para o desenho editorial a a paginação. Emil Ruder enfatizava a importância dos ritmos gráficos e a função dos espaços brancos na composição gráfica.

Foram publicadas versões do livro em alemão, francês e ingês.

O rigor das suas opiniões contribuiu para definir o funcionalismo racional, mas também a esterilidade emocional do Estilo Internacional do pós-guerra.

O rigor das suas opiniões contribuiu para definir o funcionalismo racional, mas também a esterilidade emocional e a anulação do gosto pessoal no Estilo Internacional do pós-guerra. Em 1948, Ruder conheceu Armin Hoffman, iniciando pouco depois um longo período de cooperação. Os métodos de ensino que defendia e praticava eram de tal forma populares que as suas aulas tinham extensas listas de espera...

Na Schule für Gestaltung Basel, Hofmann leccionou 40 anos seguidos – até 1986. Para uns foi uma figura de culto incontornável, para outros um déspota pretensioso. Possivelmente mais bem conhecido em Tóquio ou Nova Iorque do que em casa, Hofmann recebeu numerosos prémios internacionais. ¶

Publicações
ruder

Typographie: Ein Gestaltungslehrbuch - A Manual of Design - Un Manuel de Creation (Teufen: Niggli, 1967),

Typographie. Ein Gestaltungslehrbuch. Mit über 500 Beispielen (7th edition in 2001, Niggli).

Helmut Schmid. The Road to Basel. Uma homenagem a Emil Ruder, de Helmut Schmid

O editor Lars Müller devotou a sua poster collection 07 à obra gráfica de Hofmann. Veja os detalhes online em www.lars-mueller-publishers.com •

Links

www.sfgbasel.ch

bsd
The Basel School of Design is specialized in professional design education in the applied arts. The “Vorkurs” lays the foundation for further studies at universities of art and design in Switzerland and abroad. The school also offers its own professional design education, as well as postgraduate programmes in textile design, typography, and graphic design.

Página actualizada em 2014.

.

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.

copyright by algarvivo.com