Tipografia Logo: Univers Snell Roundhand
             
T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind

» Ínicio

» As nossas fontes digitais

» Workshops

» Cadernos Tipográficos

» Brasil ¦ » Portugal» Espanha

» Designers

» Tipos

» Como fazer fontes

» Directório de fundições

» Boas Práticas

» História da Tipografia

» Livros históricos

» Magazines

» Jornais

» Tecnologias

» Sistemas de Escrita

» Glossário

» Museus, Bibliotecas

E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

Matthew Carter (1937 -

Este designer de tipos britânico começou a trabalhar com tipos metálicos nos anos 50, para depois acompanhar todas as revoluções em tecnologia - o que o fez mais apto a tirar todas as vantagens de cada uma delas. Carter é uma «velha raposa» da profissão dos typeface designers.

M Carter
 

Nascido na Bretanha, estabelecido em Boston, este tipógrafo já trabalhou com tudo, dos tipos móveis de metal até às fontes digitais de computador. Foi considerado pela revista Print "talvez o designer de tipos em actividade mais completo da América".

Matthew Carter é um gentleman typeface designer britânico da velha guarda, activo na Europa e nos EUA, com mais de 40 anos de experiência em tecnologias tipográficas – desde a gravação de punções até às fontes digitais de hoje.

Depois de ter trabalhado largos anos para a Linotype, Matthew Carter, em parceria com Mike Parker, Cherie Cone e Rob Friedman, fundou a Bitstream, em 1981. Nesta fundição digital (a primeiríssima do género!) trabalhou dez anos; hoje dirige a Carter & Cone Type Inc., sedeada em Cambridge, Mass. (carterandcone.com).

Carter & Cone produziu tipos para empresas – ou melhor: para grandes impérios dos media e da informática – como a Apple, a Microsoft, a Time, a Newsweek, a Wired, a U.S. News & World Report, a Sports Illustrated, o Washington Post e outros.

Entre as fontes desenhadas por Carter contamos a Galliard BT (1982), a Snell Roundhand, as três Shelley Scripts (1972), a Helvetica Compressed, a Olympian, a Bell Centennial (para listas de telefone), a ITC Charter – além de fontes gregas, hebraicas, círilicas e devanagari. Já na Carter & Cone, Carter desenhou a soberba Mantinia, a Sophia, a Elephant, a Big Caslon, a Alisal e a Miller. P

ara a Microsoft, desenhou a Verdana e Georgia, fontes criadas para oferecerem a melhor legibilidade possível em monitores com baixa resolução.

Carter foi distinguido com o título Royal Designer for Industry, é membro da AGI, chairman do Type Designers’ Committee da ATypI e Senior Critic da Yale’s Graphic Design Faculty (para cuja universidade desenhou a fonte Yale).

Recebeu o F.W. Goudy Award pela sua outstanding contribution to the printing industry, o Middleton Award do American Center for Design, o Chrysler Award for Innovation in Design, a AIGA Medal e ainda a Type Directors Club Medal.

M Carter
 

A era digital

Em 1981, Carter foi co-fundador da Bitstream, uma pioneira na fundição digital de tipos.

Actualmente é director da Carter & Cone Inc., empresa onde tem desenhado fontes como a Sophia, Big Caslon e Miller, para clientes como, Apple, Microsoft, o Centro de Artes Walker e o Washington Post.

Os trabalhos de Carter incluem a Vincent, uma fonte de texto e tela para a Newsweek; uma fonte de texto de jornal para o The Guardian, de Londres; e um trabalho contínuo com a Microsoft com fontes a serem usadas nas telas dos computadores.

A elegantíssima Snell Roundhand foi desenhada em 1965/66 por Matthew Carter para sistemas de fotocomposição. Baseia-se na letra do mestre calígrafo britânico Charles Snell, que viveu no século XVIII. A fonte digitalizada é oferecida em três pesos: Snell Script, Bold Script e Black Script.

A fonte Yale foi encomendada pela Universidade do mesmo nome, e a sua utilização vai do uso administrativo à sinalização do campus da instituição. O projecto teve como base histórica de desenvolvimento os tipos feitos para Aldus Manutius, entre 1495 e 96, para a obra De Aetna.

MC Fonts

Algumas das mais usadas fontes de Carter.

Carter recebeu a Medalha AIGA, a medalha do Clube dos Directores de Tipos, o Prémio Frederic W. Goudy e o Prémio Middleton do Centro Americano.

MC
 

Bibliografia

Heitlinger, Paulo. Tipografia: origens, formas e uso das letras. Copyright © 2006 Paulo Heitlinger, ISBN 10 972-576-396-3 , ISBN 13 978-972-576-396-4, Depósito legal 248 958/06. Dinalivro. Lisboa, 2006.

Página actualizada em 2014

.

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.

copyright by algarvivo.com