tipografos.net: design: empresas: knoll

A mais bem informada e completa colecção de documentos sobre design

» Ínicio

»As nossas fontes digitais

» Workshops

» Cadernos Tipográficos

» Brasil ¦ » Portugal» Espanha

» Typeface Designers

» Tipos

» Como fazer fontes

» Directório de fundições

» Boas Práticas

» História da Tipografia

» Livros históricos

» Magazines

» Jornais

» Tecnologias

» Sistemas de Escrita

» Glossário

» Museus, Bibliotecas

E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

Knoll International

Empresas como a Knoll (1938) e a Herman Miller (1923) foram responsáveis por divulgar e promover o Estilo Internacional, produzindo móveis para escritório, da autoria de vários grandes designers da época.

Florence Knoll

A norte-americana Florence Knoll (1917 – 1991) foi arquitecta, decoradora de interiores e designer de móveis. Florence Knoll nasceu em Schust – USA.

Estudou Belas Artes na Academia de Cranbrook com o apoio de Eero Saarinen; posteriormente, ingressou, por dois anos, na Architectural Association em Londres e finalizou seus estudos no Institute of Technology em Chicago, com Mies van der Rohe.

Estudou com Mies van der Rohe e E. Saarinen. Casou-se com Hans Knoll em 1943, quando começou a trabalhar com ele.

Juntos fundaram uma companhia de móveis no estilo escandinavo. Depois da morte do marido, comandou a empresa Knoll.

Minimalista, os móveis que vendia misturam madeira, metal e laminados.

Retirou-se da sua actividade em 1965.

FK

Florence também trabalhou com Marcel Breuer e Walter Gropius - de quem recebeu grande influência. Após sua graduação, Florence trabalhou para empresas de arquitectura em Boston e New York, onde acabou por conhecer Hans Knoll que estava em expansão dos seus negócios para o ramo de mobiliário.

Em 1943, Florence começou a chefiar o Departamento de design e planeamento de interiores da empresa Hans Knoll Furniture Company em New York e dirigiu a nova linha de produtos de estilo escandinavo, para o Estilo Internacional.

Em 1946, casou-se com Hans Knoll e tornou-se uma sócia da Knoll Associates. Durante os anos de guerra, para superar a escassez dos materiais, desenvolveu uma ampla pesquisa na área têxtil com os seus designers, criando a Knoll Textiles, em resposta ao déficite dos mercados, aos elevados preços dos texteis e também à falta de disponibilidade de cores.

Florence colocou em linha de produção, na sua empresa, mobiliários clássicos de designers consagrados como Eero Saarinen, Mies van der Rohe, Jens Risom, Harry Bertoia, Isamu Noguchi e Marcel Breuer.

No pós-guerra, expandiu a Knoll para a Europa, resultando na formação da Knoll International. Após a morte do marido, em 1955, continuou à frente da companhia até se aposentar definitivamente em 1965.

Em 1961, foi a primeira mulher a receber a “Gold Medal for Industrial Design” concedida pelo Instituto Americano dos Arquitectos, uma das muitas concessões recebidas sobre o curso de sua carreira.

Temas relacionados

O casal Knoll deu uma liberdade criativa ilimitada a Bertoia, que levou à apresentação da Bertoia Seating Collection em 1952: Harry Bertoia (1915—1978)

Ligações externas

Knoll

k

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com