tipografos.net: design: escolas: arte nova

A mais bem informada e completa colecção de documentos sobre design

O estilo Art-Nouveau

Arte Floreal, Arte Nova, Jugendstil, Modern Style, Style Coup de Fouet, Style Liberty — caracteriza exuberância decorativa, formas ondulantes, contornos sinuosos e composição assimétrica, um ritmo ascensional elegante, feito de linhas entrelaçadas.

 

Estilo artístico que se desenvolveu entre 1890 e a I Guerra Mundial (1914-1918) na Europa e nos Estados Unidos, espalhando-se para o resto do mundo. O Art Noveau abrange as Artes aplicadas, as Artes decorativas, o Design, as Artes gráficas, o mobiliário, a tipografia, etc.

O movimento social e estético inglês liderado por William Morris (1834-1896), Arts and Crafts, está nas origens do Art Nouveau. Rompendo com a distinção entre Belas-artes e artesanato, lutando pela valorização dos ofícios e trabalhos manuais, e tentando recuperar o ideal de produção artesanal colectiva, segundo o modelo das guildas medievais.

Siegfried Bing

O termo tem origem na galeria parisiense L'Art Nouveau, aberta em 1895 pelo comerciante de arte e colecionador Siegfried Bing.

an

O projecto de redecoração da casa de Bing por arquitetos e designers modernos foi apresentado na Exposição Universal de Paris de 1900, Art Nouveau Bing, conferindo visibilidade e reconhecimento internacional ao movimento.

De origem alemã, Siegfried Bing (1838-1905) estabeleceu-se em Paris muito cedo para dirigir a filial francesa de uma companhia familiar de importação e exportação.

Bing percebeu o potencial que representava a introdução da arte oriental no Ocidente, e tornou-se marchand de obras orientais. Em 1880, viajou durante um ano pelo Japão, China e Índia, de onde voltou com as suas malas repletas de cerâmicas, estampas e telas, com as quais conquistaria a França em apenas alguns anos.

Grande promotor das artes decorativas, Bing modificou sua galeria em 1895, rebatizou-a Art Nouveau e começou a vender obras inspiradas ao mesmo tempo nas artes oriental e ocidental. Bing pediu vitrais ao americano Louis Comfort Tiffany e quadros ao pintor francês Henri Toulouse-Lautrec, expôs esculturas de Constantin Meunier e pinturas de Paul Signac e Edvard Munch, que incentivou a passar da simples reprodução à realidade perceptível.

Considerando as artes decorativas da sua época ultrapassadas, Bing contribuiu para relegá-las ao passado — com seus encontros com os arquitetos belgas Henri van de Velde e Victor Horta, que estavam a revolucionar os conceitos arquitetónicos.

bi
Siegfried Bing, Louis Gonse, Mme Roujon, Emmanuel Gonse e Mme Gonse no Midori-no-sato, 1899. Fotografia: Reims, Musée Le Vergeur, Société des Amis du Vieux Reims, Archives Hugues Krafft

Bing combinou as influências orientais e ocidentais rompendo com as tradições do passado, dando nascimento ao Art Nouveau.

O Art Nouveau perdurou até a década de 1920. Conforme os países que o adoptaram, o estilo recebeu diferentes nomes na época, como Jugendstil na Alemanha, Floreale ou Liberty na Itália, Arte JHoven ou modernismo na Espanha.

Situou-se na Inglaterra a primeira manifestação concreta do art nouveau: um desenho feito em 1883 por Arthur Heygate Mackmurdo para a capa de seu livro Wren's City Church (A igreja de Wren em Londres). Nessa ilustração vêem-se três tulipas cujos talos entrelaçados traçam curvas já típicas do estilo.

A influência sofrida por Mackmurdo provinha dos desenhos e pinturas pré-rafaelitas, principalmente os de Edward Burne-Jones e Dante Gabriel Rossetti. Outra influência importante, no início, partiu das idéias de John Ruskin, que tiveram como continuador e aplicador William Morris e seu movimento Arts and Crafts, que desejava reabilitar o artista-artesão.

Houve também influência das gravuras japonesas, do barroco alemão e do rococó francês. No que diz respeito à ilustração e ao cartaz, o mais talentoso artista inglês do Art Nouveau foi Aubrey Beardsley.

Bélgica

Na Bélgica, o Art Nouveau amadureceu e encontrou sua mais alta expressão na arquitectura de Victor Horta, que influenciou outros países. Entre suas obras-primas, marcadas por pródigas decorações, estão a Casa Tassel (1893), o Palacete Solvay (1895-1900) e sua própria residência em Bruxelas (1898-1899), mais tarde transformada em museu.

França: Guimard, Lalique

O mais importante exponente francês do art Art Nouveau foi Hector Guimard, que desenhou as entradas do Metropolitano de Paris (1889-1904) e o Castel Béranger (concluído em 1897), obras influenciadas pelo estilo de Horta.

Em Nancy, Émile Gallé criou uma escola artesanal que produziu vasos e móveis para todo o mundo ocidental.

galé
Vasos de vidro de Gallé

Em Paris destacaram-se René Lalique, que criou jóias no estilo de Gallé, e Eugène Rousseau, ceramista e vidreiro que abordou os motivos florais em riscos de rara finura.

Alemanha

Na Alemanha, após as primeiras manifestações do Jugendstil, surgiram os projectos de August Endell, cuja obra principal, a loja Elvira, em Munique (1897-1898), foi destruída por um bombardeamento em 1944.

Igualmente importantes foram os trabalhos do arquitecto e designer Peter Behrens. Na Áustria, o Art Nouveau foi propagado pela Sezession, de Viena, fundado pelo pintor Gustav Klimt.

Catalunha

Barcelona foi o centro da arte jovem, onde dominou o génio excêntrico, místico e inovador de Antoni Gaudí y Cornet. As suas obras, como o Parque Güell (1900-1914) e a igreja Sagrada Família, iniciada em 1892 e nunca terminada, acham-se todas na capital da Catalunha.

As casas Milá (1905-1910) e Battló (1905-1907) têm exuberante decoração externa em estilo floral. Gaudí também projectou móveis de formas exóticas e sinuosas.

EUA

Em Chicago, o engenheiro Louis Sullivan foi um dos primeiros a projectar prédios de fachadas sem ornamentos, protótipos da arquitetura moderna. No entanto, a decoração interior de vários de seus edifícios, como o bar do Auditório de Chicago (1888), é de estilo floral.

Em New York, Louis Comfort Tiffany, após estudos de pintura, vidraria e joalheria em Paris, fundou uma firma com seu nome, até hoje famosa. Foi o autor da nova decoração dos salões da Casa Branca, em Washington. A partir de 1916 dedicou-se especialmente à ourivesaria.

an
an
an
Hennegan & Co. Lithographers, Engravers, Printers, Designers.
Cincinnati: The Company, ca. 1915.
During the nineteenth century, Cincinnati became one of the important centers for chromolithograph printers. This catalog by one of the city's many printers includes a striking chromolithograph cover and plates as testimony to the firm's expertise.
an
Ligações externas

www.19thc-artworldwide.org/

ss

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com