tipografos.net: design: escolas: arte nova

A mais bem informada e completa colecção de documentos sobre design

Louis Comfort Tiffany

Foi o vidreiro e ourives de maior destaque da Arte Nova norte-americana.

Após estudar Arte em NewYork e Paris, Louis Comfort Tiffany fundou, em New York, em 1879, a Tiffany Glass and Decorating Company e, em 1892, a fábrica de vidro Tiffany Furnaces.

Em 1902, dirigiu a joalheria do pai, tornando-se mundialmente famoso com as suas jarras em forma de caule, as suas vasilhas abauladas e as suas bases de candeeiro decoradas com motivos ornamentais.

Apoiou-se para tal num tipo de vidro irisado e policromo desenvolvidos por ele.

Criou vitrais, mosaicos e cerâmicas, dedicando-se também à decoração de interiores (a moradia de Mark Twain e a Casa Branca em Washington), à arte sacra e à ourivesaria.

Historial

Graças ao marchand Siegfried Bing, dono da Galerie Art Nouveau, em Paris, começou a receber encomendas de vitrais baseados em desenhos de artistas franceses conhecidos na época, como Bonnard, Vuillard e Toulouse-Lautrec.

Nos Estados Unidos e no Canadá, os vitrais eram usados não só em residências, mas também como elemento arquitectónico em igrejas e instituições culturais.

Em New York, Louis Comfort Tiffany teve sucesso na decoração de interiores e na venda de vasos de grande leveza.

Foi o autor da decoração dos salões da Casa Branca, em Washington, e a partir de 1916 dedicou-se especialmente à joalheria.

Reconhecido e muito celebrado – em 1916, o Metropolitan Museum of Arts em New York fez um retrospectiva de seus trabalhos, quando o designer retribuiu com um almoço para 300 pessoas –, Louis Comfort Tiffany morreu milionário, de pneumonia, em 1933.

Ligações externas

http://www.tiffany.com

ss

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com