Homepage tipografos.net   Search by FreeFind

wilhelm wagenfeld (1900 — 1990)

Docente na Bauhaus e designer industrial. Trabalhou em produtos de vidro e metal para empresas como a Jenaer Glaswerk Schott & Gen., a Vereinigte Lausitzer Glaswerke em Weißwasser, a Rosenthal, a Braun GmbH e a WMF. Algumas das suas peças continuam a ser vendidas actualmente.

Na Alemanha, a criação do Werkbund acaba por ser decisiva para estabelecer a produção em série, em modo industrial, de bens de consumo.

Por volta de 1930, o alemão Wilhelm Wagenfeld partilhou uma tomada de consciência num país onde, apesar de apresentar «infiltrações» do racionalismo mercantil americano, a força das teorias e dos trabalhos desenvolvidos na Bauhaus eram mais importantes.

1900: Wilhelm Wagenfeld nasce em Bremen. Wagenfeld faz uma aprendizagem na Bremer Silberwarenfabrik Koch & Bergfeld e frequenta a Hanauer Zeichenakademie. Em 1923 é admitido como Silberschmied-Geselle na Bauhaus em Weimar.

wl
Wagenfeld-Leuchte, 1924, Karl J. Jucker e Wilhelm Wagenfeld.

Na oficina de metais Wagenfeld elabora em 1924, em colaboração com Karl J. Jucker e sob a direcção do seu mestre László Moholy-Nagy os candeeiros MT 8, Metallversion, e MT 9, Glasversion.

Este candeeiro de mesa, de estética intemporal, irá tornar-se um icone da Bauhaus; é designado Wagenfeld-Leuchte ou Bauhaus-Leuchte. Ficará a ser a peça mais famosa de Wagenfeld.

Nota-se no trabalho de Wagenfeld uma preocupação com o aspecto social, na medida em que foram desenvolvidos produtos a preços acessíveis a vastas camadas da população.

Desenvolveu produtos num estilo simplificado e geométrico, introduziu inovações na escolha de materiais e praticou um óptimo acabamento para melhor adaptar o produto ao uso do consumidor.

Depois da transferencia da Bauhaus para Dessau, em 1925, Wagenfeld entra em 1926 como assistente na oficina de metais (Metallwerkstatt) da recém-formada Bauhochschule Weimar. Em 1928/29 assuma a direcção da Metallwerkstatt.

1928: Wagenfeld ingressa no Deutscher Werkbund.

Nachdem die Staatliche Bauhochschule Weimar bereits 1930 wieder geschlossen wurde, wurde Wagenfeld freier Mitarbeiter beim Jenaer Glaswerk Schott & Gen. In dieser Zeit entstanden so bekannte Entwürfe wie das Teeservice aus feuerfestem Glas, die zu Klassikern wurden und bis heute produziert werden.

Depois da II. Guerra Mundial

Em 1954 fundou a Oficina Wagenfeld em Stuttgart, para desenvolver productos de fabricação industrial — como os objectos de metal para a WMF (Württembergische Metallwaren Fabrik, Fábrica Metalomecânica de Württemberg) ou as bandejas de comida para os aviões da Lufthansa.

Foi uma palestra deste designer que deu o impulso para a nova orientação da empresa alemã Braun. «Para ser melhor que os outros, o produto precisa de um fabricante inteligente, que pense sobre os objectivos do produto, a sua utilidade e durabilidade. A busca pela forma adequada pode originar problemas, que têm de ser solucionados através da pesquisa científica. Como a dos laboratórios de Química e Física. Quanto mais simples um produto industrial, maior o trabalho necessário para sua realização”, disse Wagenfeld em 1954.

Radio-Phono-Kombination "Combi"
Radio-Phono-Kombination "Combi" — Wilhelm Wagenfeld para a empresa Max Braun AG, 1955;
Foto: Wilhelm Wagenfeld Stiftung, Bremen

Ainda no mesmo ano, a empresa Braun entrou em contato com a recém-fundada Escola de Ulm, considerada a «Bauhaus do pós-guerra». A hfg desenvolveu vários projectos em parceria com empresas, alguns de grande porte como a Braun.

Recipientes modulares de vidro, da famosa colecção Kubus, projectada em 1938 por Wilhelm Wagenfeld, durante o seu trabalho como director artístico da empresa Vereinigte Lausitzer Glaswerke.
Um conjunto de 10 recipientes modelares de vidro transparente que têm a particularidade de se encaixarem uns sobre os outros para serem utilizados na cozinha.
Expos

1980: Exposição “Wilhelm Wagenfeld: Schöne Form, Gute Ware”, Landesmuseum, Estugarda.

1998: Inauguração da Wilhelm Wagenfeld Haus - Design Zentrum, Bremen.

2000: Exposição “100 Jahre Wilhelm Wagenfeld” em Bremen.

2010: Wilhelm Wagenfeld „Weiterwirken in die Zeit hinein“ Retrospektive zum 110. Geburtstag. Ausstellung der Wilhelm Wagenfeld Stiftung im Wilhelm Wagenfeld Haus – Design im Zentrum, Bremen, 16. April – 12. September 2010

W

 

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com