Homepage tipografos.net   Search by FreeFind

bauhaus — móveis

A Bauhaus foi uma escola interdisciplinar que buscou a interacção entre as Artes e a produção industrial, procurando aliar a estética sóbria e elementar do Modernismo à funcionalidade.

Móveis da Bauhaus

cadeiras

No desenho e na a produção das cadeiras manifesta-se a preocupação com o conforto e a postura que uma pessoa toma ao sentar-se. A utilização de cadeiras reclináveis propiciam variações de postura e reclinamento.

A nova sobriedade: São usados materiais como tubos de metal cromado, aço, vidro, couro negro, madeira lacada, lona, verga trançada, palhinha, molas e tiras elásticas. São usadas também cores básicas e o mínimo de elementos visuais.

A configuração prático-funcional dos produtos industriais da Bauhaus baseava-se na teoria estética da redução das formas aos elementos básicos. Esta tendência é favorecida por uma forte cooperação com a Indústria.

A estética une-se às funções práticas

Apesar da concepção dos objectos tender à utilização da técnica industrial como forma de alcançar a função práctica, a componente estética mantem-se como esteio e paradigma para a produção.

Cadeira de tubo de aço de Marcel Breuer
A famosa cadeira desenhada por Marcel Breuer, 1925/26.
Marcel Breuer, side chair, model B32, 1928/31
Marcel Breuer, Cadeira modelo No. B32, 1928/31.
Material: estrutura de aço tubular cromado, assento e costas em palhinha.
 
Cadeira modelo No. B33 (1927- 1928), Marcel Breuer. Material: estrutura de aço tubular cromado, assento e costas em tecido “Eisengarn” ou couro.
Cadeira Wassily
A famosa cadeira Wassily, desenhada por Marcel Breuer, 1925/26. Material: estrutura de aço tubular cromado, assento e costas em couro.
cadeira
Cadeira desenhada por Mies van der Rohe.
Material: aço tubular cromado, assento e costas em palhinha.
Móveis de Mies e Marcel Breuer no arquivo da Bauhaus em Berlim
Móveis de Mies e Marcel Breuer no arquivo da Bauhaus em Berlim.

Os projectos de Wilhelm Wagenfeld

W

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com