T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind
 
 

Expresso (Portugal)

Publico

O Expresso, berliner semanal, é um jornal editado em Portugal aos sábados. Fundado em 1973, por Francisco Pinto Balsemão, que foi o seu primeiro director, foi sucessivamente dirigido por Marcelo Rebelo de Sousa, Augusto de Carvalho e José António Saraiva (de 1984 a 2005), fazendo parte do grupo empresarial Impresa.

Ao lado de The Guardian, da Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung e do semanário russo Akzia, o Expresso recebeuu em 2008 o prémio World's Best-Designed Newspaper, atribuído pela Society for News Design (SND).

A SND é uma organização sem fins lucrativos que conta com mais de 2.500 afiliados, entre profissionais de design e jornalistas. Anualmente, organiza os prémios de design jornalístico mais importantes do mundo. Na 29.ª edição do concurso internacional, o Expresso competiu com mais de 340 meios impressos de todos os continentes e foi galardoado com um prémio inédito para Portugal.

Segundo os jurados, o Expresso é "gentil e gracioso", "audacioso e irreverente". As "infografias surpreendentes", as "fotografias poderosas" e o "design limpo" são alguns dos trunfos que justificam o prémio. Em 2007, o Expresso já havia ganho 16 distinções nesta competição, entre as quais uma medalha de prata.

A fonte tipográfica Expresso foi desenhada especialmente para este semanário pelo renomado typeface designer português Mário Feliciano. A fonte, com o mesmo nome que o jornal, foi desenvolvida propositadamente para o periódico aquando do seu re-design de broadsheet para o seu formato actual: berliner.

O re-design é da autoria do espanhol Javier Errea. No projecto do recente re-design gráfico e conceptual trabalharam também os consultores da InnovAtion Marta Botero, Carlos Soria e Juan Antonio Giner.

O jornal é dirigido desde Janeiro de 2006 por Henrique Monteiro, que durante 10 anos foi subdirector de Saraiva. É um jornal de referência em Portugal, em conjunto com o Público e o DN.

Cadernos e suplementos

Todas as semanas, o Expresso imprime os seguintes cadernos: o 1º Caderno, o caderno Economia (por vezes, também chamado 2º Caderno), a revista Única, o caderno Actual e classificados divididos por dois cadernos: o caderno Emprego e o caderno Espaços&Casas.; Irregularmente, são impressos suplementos comerciais da autoria de terceiros.

Anualmente, é impresso o suplemento Guia do Estudante, O caderno Actual está dividido em duas zonas: Norte (correspondente ao Norte de Portugal) e Sul (correspondente ao Sul de Portugal); no 1º Caderno, existe uma secção chamada Rede Expresso onde estão publicadas todas as notícias locais, sendo todas estas publicadas de Norte a Sul do país.

Já existiram os seguintes cadernos: Economia e Internacional (a parte Internacional foi integrada no 1º Caderno, ficando assim só Economia), Vidas, Revista (estes dois foram juntos, formando assim a revista Única) e Cartaz.pt (foi integrado no Actual).

Online

O Expresso foi o primeiro jornal a publicar a Edição Impressa em versão HTML.

Existe uma Edição Última Hora online, vários blogues, uma Loja Online, edições online dos guias/cadernos Guia do Estudante, Cartaz, Boa Cama Boa Mesa (BCBM), Gourmet, Emprego e Imobiliário.

Também existem serviços multimédia e um portfólio online. Mais recentemente, em conjunto com a Newspaperdirect, lançou a Edição Impressa em formato e-xpresso, um tipo de «PDF inteligente». É também possível comentar todos os artigos das Edições Impressa e Última Hora do Expresso, os vídeos e os dossiers, entre outros.

   

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com