gótica
             
T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind

German Gaillard (séc. XVI)

German Galharde ou Germão Galharte

Tipógrafo francês que se estabeleceu em Lisboa a partir de 1519, adoptando o nome German Galharde ou Germão Galharte. Este tipógrafo imprimiu em Lisboa e em Coimbra.

German Gaillard adquiriu aos herdeiros de Valentim Fernandes o material tipográfico com que imprimiu em 1519, uma das suas primeiras edições, o Missale secundum consuetudinem.

Em 1530 e 1531 foi impressor do Mosteiro de Santa Cruz. Em 1535 foi encarregado por Dionisio de Moraes de pôr a funcionar a oficina tipográfica do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra.

Em 1530 Gaillard foi distinguido por João III com os privilégios e liberdades dos «oficiais mecânicos» da Casa Real.

«Dom Joham ... aquamtos esta carta virem faço saber que, querendo eu fazer graça e merce a germão galharte, emprymidor morador nesta cydade de lixboa, por esta presemte carta me praz o tomar e auer por meu e quero e mando que goze de todos os priuilégios e liberdades de que gozam os meus oficyaes mecanicos, e asy que lhe nom seyam tomadas d apousemtadorya pera nenhuas pesoas que seyam as casas em que elle vyuer e morar e em que teuer a tenda do seu oficyo, aimda que seyam alugadas sem embargo do regimento de apousemtadorya. (...) Dada em Lisboa a xiiij de feuereiro, Jorge Roiz a fez, anno ... de mill bc.xxx».

Da oficina lisboeta de Gaillard/Galharde saiu, em 1534, a mais conhecida obra por ele impressa: a Cartinha para ensinar a ler de Diogo Ortiz de Vilhegas. Esta impressão é anterior à licença que o tipógrafo obteve de João III para imprimir, durante dez anos, a Cartinha do bispo de Viseu, e o Reportório dos Tempos.

Em 1536, Galharde imprimiu a importante obra Grammatica da lingoagem portuguesa de Fernão de Oliveira (1507-1581). Desta obra existe um exemplar de grande raridade, comprado pela Biblioteca Nacional em 1867.

Aponte-se que também os livros da oficina de Galharde foram predominantemente impressos em caracteres góticos.

Tratado da Sphera
Tratado da sphera com a Theorica do Sol i da Lua, impresso em 1537

Tratado da sphera com a Theorica do Sol i da Lua, tradução do matemático Pedro Nunes do primeiro livro da Geographia de Claudio Ptolomeo. Lixboa : per Germão Galharde empremidor, 1 Dezembro 1537

Apesar de este livro ter sido composto «tradicionalmente» com tipos da Gótica rotunda, algumas letras faltaram na caixa de composição e foram substituídas por tipos romanos. A última linha também foi composta com romanas...

Actividades em Coimbra

Em Coimbra, Germão Galharde instalou um prelo no Mosteiro de Santa Cruz, em 1530-31.

Em 1567, a cidade de Coimbra tinha, para além desta tipografia, um impressor na freguesia de São Salvador e um outro na freguesia de São Pedro.

Sob os auspícios de João III é instalada em 1530 uma imprensa. A instalação de uma oficina tipográfica no interior dos claustros teve como objectivo a ocupação do cónegos em trabalho útil, e também facultar a impressão de livros relacionados com a formação espiritual e ordenações internas que seriam depois distribuídos pelas restantes casas da congregação.

Os frades trocam a pena de calígrafo pela composição de caracteres. Teria sido João III, protector do Mosteiro, que pagou a instalação da oficina e da totalidade dos instrumentos necessários.

Para instruir os monges no ofício tipográfico, os cónegos de Santa Cruz vão socorrer-se de German Galharde. Este permaneceu dois anos em Santa Cruz, tempo suficiente para os frades adquirirem o domínio das artes tipográficas.

Durante este período imprimiu seis obras. A primeira obra impressa sob a sua direcção foi uma pequena publicação com seis folhas não numeradas, em língua portuguesa, o “Reportorio pera se acharem as materias no livro Spelho de Conciencia”, saído dos prelos do Convento a 9 de Agosto de 1530.

Com a impressão deste índice do livro Spelho da Conciencia, pertencente a uma edição castelhana impressa em 1525, German Galharde procurou demonstrar o alcance técnico da arte tipográfica. Em Abril do ano seguinte, imprimem o “Breuiarium secundum monasteri Sancta Crucis Colimbriensis ordinis diui Augusti”, livro auxiliar para as orações quotidianas adaptadas aos usos e costumes da vivência monástica do Convento de Santa Cruz. Esta publicação viria a ser a mais extensa das impressões crúzias, contando com cerca de 586 folhas, impressas a duas colunas e a a preto e vermelho.

Depois de instruídos na impressão, os cónegos regrantes tomam em mão os instrumentos e passam a ser eles a compor e imprimir. Até 1563 imprimiram 21 obras. É mais que provável que o material tipográfico e gravuras utilizadas tenham proveniência estrangeira. Os tipos e as inúmeras iniciais gravadas com diversos motivos, a composição das páginas de rosto com tarjas e gravuras talhadas em madeira, as cercaduras onde se inscrevam os títulos e composições de entalhe inteiro como é o caso de algumas portadas e gravuras, pelo apuro da sua técnica indicam que teriam sido importadas.

Digitalizações

Chiado, António Ribeiro, 1520?-1591 Auto das regateyras per Antonio Ribeyro. Pratica de treze figuras, Velha, Briatiz, Negra, Comadre, Pero Vaz, Noyuo, May, Ioã Duarte, Afonso Tome, Frenã Dãdrade, Gomez Godinho, Brimanesa. - [Lisboa] : German Galharde, [até 1536?]. - [10] f. : il. ; 4º (20 cm) http://purl.pt/6932

Oliveira, Fernando 1507-ca 1581 Grammatica da lingoagem portuguesa / [Fernão Doliueira]. - Em Lixboa : e[m] casa d`Germão Galharde, 27 Ianeyro 1536. - [38] f. ; 4º (20 cm) http://purl.pt/120

Publicações

Oliveira, Fernão, 1507-ca. 1581 Gramática da linguagem portuguesa / Fernão de Oliveira. - Lisboa : Biblioteca Nacional, 1981. - [82] p. ; 21 cm. - fac-simile da ed. de Lisboa, de Germão Galharde, em 1536 31000 HIS OLI*GRA - 4878

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.

copyright by algarvivo.com