T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind

Johann Michael Fleischmann (1701—1768)

Gravador de punções alemão que trabalhou na Holanda. As suas letras já mostram contrastes que iriam caracterizar o estilo neo-clássico de Bodoni e Didot.

Fleischmann

Tipógrafo e gravador de punções alemão, nascido em Nürenberg, emigrado para os Países Baixos. Óptimo técnico, foi autor de letras romanas e itálicas de caracter barroco.

Em 1730 gravou punções que podem ser considerados de estilo rocóco, usando aço e levando a técnica aos seus limites. Conseguiu assim atingir traços finíssimos e uma qualidade especial de brilho na folha impressa (“sparkle”).

Fleischmann trabalhou largos anos para a empresa dos Enschedé em Haarlem. A maior parte do material tipográfico de Fleischmann que sobreviveu está guardado no Enschedé Museum em Harlem.

F fonts
Fontes

As fontes de Fleischmann inspiraram gerações de typeface designers. Nos seus tempos, foi imitado por Pradell, um gravador de punções que trabalhou para Ibarra.

Pradell

Entre os typeface designers contemporâneos, Mário Feliciano (fonte Eudald e fonte Expresso) e Andres Balius (fonte Pradell).

As letras de Fleischman serviram também de modelo à fonte Farnham, que foi distinguida na Exposição de 2004 do Type Directors Club.

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com