Tipo
             
T I P O G R A F O S . N E T   by FreeFind

João Blávio (activo 1554 — 1563)

Joanes Bravio

Impressor alemão, natural de Köln (Colónia), que se estabeleceu em Lisboa, onde foi Impressor Régio do rei Sebastião. Imprimiu mais de 50 obras. Este foi o último dos impressores alemães que estabeleceram a Tipografia em Portugal.

Em Lisboa, João Blávio tinha oficina tipográfica no Beco do Gaspar das Naus, no lugar onde hoje fica a Rua do Crucifixo. Entre 1560 e 1562 esteve estabelecido na Rua dos Escudeiros.

Sabemos da isenção de impostos na importação de material tipográfico da qual beneficiou João Blávio, a quem o rei Sebastião concedeu um alvará do seguinte teor:

«Respeyto ao beneficio e utilidade que é para este Reino haver nele a dita Imprensa, que por dois anos ... Joanes Bravio não pague direitos alguns do papel, tintas, baldreus e letras que lhe vierem de fora do Reino para despesa e meneio da dita Imprensa, não passando de 500 resmas de papel e de dois quintais de tinta e três dúzias de baldreus brancos em cada ano; e as letras serão as que lhe vierem em que não pode haver limitação».

As suas impressões, produzidas tanto em caractéres góticos rotundos, como em romanos e itálicos, destacam-se pela nitidez e boa qualidade.

Usou como marca tipográfica um escudo com três garras em roquete e no centro uma estrela de seis pontas, tudo suportado por dois ursos. Ao alto a marca continha as iniciais I.B.

João Blávio terá tido, em data anterior a 1561, uma tipografia na Índia, em Goa, que vendeu a João Endem e João de Quinqénio.

Fontes digitais

Góticas Rotundas, fontes OpenType, de Paulo Heitlinger

Links

Consulte a grande colecção de incunábulos da biblioteca japonesa National Diet Library, em www.ndl.go.jp/incunabula

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com