T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind

» Ínicio

» As nossas fontes digitais

» Workshops

» Cadernos Tipográficos

» Brasil ¦ » Portugal» Espanha

» Designers

» Tipos

» Como fazer fontes

» Directório de fundições

» Boas Práticas

» História da Tipografia

» Livros históricos

» Magazines

» Jornais

» Tecnologias

» Sistemas de Escrita

» Glossário

» Museus, Bibliotecas

E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

lb

Livro, revista, brochura

Terminologia da produção e edição de livros e periódicos, da sua encadernação e comercialização.

A produção do livro

1x1 (uma por uma)

Impressão em uma cor dos dois lados do papel. O miolo (ou seja, as páginas internas) de um livro costuma ser em uma por uma, visto que cada folha é impressa dos dois lados e apenas em preto.

ante-rosto

A folha de um livro aparecendo logo depois da  capa. A primeira página de uma publicação, que mostra apenas o  título da obra. Antecede a página do  rosto (=frontispício) e é colocada logo a seguir às guardas. Também chamada ante-portada, falso-rosto, bastard title ou half title page.  

ante-título

Elemento por vezes usado em publicações periódicas, precedendo o  título principal.

anverso

Branco ou frente da folha que se imprime com a primeira chapa.

badana

Extensão das capas (ou das sobrecapas) de um livro que se dobram para o interior.

Best-seller

termo inglês que significa campeão de vendas, ou "mais vendido".

bibliófilo

Deriva do grego biblion, livro, e philos, amigo.

Um amigo dos livros. Pessoa que gosta de livros, especialmente dos raros e preciosos, e que os colecciona. São diversos os motivos pelos quais um bibliófilo valoriza determinado livro: a sua raridade, valor, antiguidade, beleza; o facto de ter sido confiscada ou proibida; por constituir um documento histórico ou artístico; etc.

bisagra

Parte flexível entre as duas capas laterais e a lombada da capa do livro.

brochura

Encadernação simples, na qual os cadernos são cosidos ou colados na lombada de uma  capa mole.

Cabeço

Título do livro ou do capítulo (por convenção, nas páginas ímpares) e nome do autor (nas pares). Elemento de navegação; usa-se para orientar o leitor.

capa

Parte que envolve os  cadernos do livro ou da brochura, já ordenados e constituindo o seu miolo. Fabricada em papel forte, ou cartão ou cartão reforçado por couro. Em livros antigos, a capa é formada com tábuas de madeira.

capa dura

(hardcover, inglês). Edição mais cara, muitas vezes a primeira edição de uma obra, envolta com uma capa dura, não flexível.

capa mole

(softcover ou paperback, inglês). Capa em papel ou cartolina flexível, por vezes plastificada, para uma edição mais económica.

capítulo

Num livro organizado em múltiplas partes, é uso estas estarem grupadas em capítulos. Normalmente, um capítulo começa numa  página ímpar.

cinta

Tira de papel envolvendo a capa do livro, com informação (de promoção) adicional.

caderno

Conjunto de folhas ordenadas, dobradas (e eventualmente cosidas), cujo conjunto constitui o  miolo do livro. Um caderno pode conter 4, 8 ou 16, por vezes 32 páginas - dependendo do formato da publicação.

cólofon, colofão

Do grego kolophon; significa final, término. (colophon, inglês; Kolophon, alemão). Inscrição que contém a informação sobre título, autor, editor, impressor, local e data de impressão, número ISBN, entre outros. Pode estar no fim ou início do livro.

Nos  incunábulos, o colofão aparecia na última página da obra impressa. Continha informações sobre o autor, o tipo de edição, o lugar e a data da publicação da obra. Era a informação fornecida pelos tipógrafos sobre o lugar e a data da impressão. Assim, o colofão funcionava como emblema de um editor.

Hoje, o colofão está substituido pela ficha técnica

corpo

O corpo de um livro é essencialmente o texto, com exclusão dos elementos de navegação e acessórios:  índices, prefácio, apêndices, etc.

dorso

Lombada de um livro com capa em material nobre, onde por vezes ainda se grava o título (a cor ou em ouro).

e-book. Electronic book

Livro fornecido em formato digital (por exemplo, em  PDF) que pode ser visualizado no monitor e/ou impresso na impressora do comprador.

edição

Impressão, publicação e comercialização de uma obra. Saída para o mercado livreiro.

edição actualizada

Edição que sofreu alterações, para actualizar os conteúdos. edição ampliada Edição com acréscimo de conteúdos (por exemplo de imagens).

edição de bibliófilo

Edição em tiragem reduzida, impressa em papel de qualidade superior, com cuidados e acabamentos especiais, por exemplo capa em couro, gravada, etc.

edição de bolso

(pocket book, inglês; Taschenbuch, alemão) Livro de formato pequeno, com capa mole, vendido a preço mais acessível.

edição bilingue

Edição em língua original e em tradução. Muitas vezes, o texto em língua original é impresso nas páginas ímpares, e a sua tradução nas páginas pares.

Edição poliglota

Edição em que o texto é apresentado em várias traduções. Este tipo de edições exige fontes com sets de caracteres alargados aos idiomas contemplados.

Edição online

Publicação de documentos (notícias, manuais, livros, blogs) em web-sites, em formato  HTML.

entrada

a) Páginas iniciais de um livro, que precedem o texto (veja esquema em baixo). Pertencem à entrada: o ante-rosto, o rosto, a ficha técnica, a página dedicatória, etc.

b) Claro ao alto das páginas, no começo dos capítulos. errata, corrigenda Pequeno impresso, página extra ou qualquer aposto num livro, identificando os erros detectados durante a impressão.

fac-símile

Reprodução de um documento no formato e no aspecto gráfico da impressão original. Técnica usada para reproduzir e re-editar livros valiosos antigos.

fac-símile digital

Reprodução de um documento na forma e aspecto da impressão original, obtido por scan. Técnica usada para reproduzir livros e documentos antigos.

ficha técnica

 colofão.

folha de rosto (ou página de rosto)

Rosto

Folha de rosto para uma edição de The Early Paradise, pela Kelmscott Press de William Morris, ilustra o estilo do movimento Arts & Crafts. O desenho é de Edward Burne-Jones. (1866)

(ou rosto, frontispício, portada, página de rosto).
A página de uma obra onde figura o título, o autor, editor, local e data de publicação. As primeiras páginas de rosto completas — onde constam título, nome do autor, ano da edição, dados do impressor — datam da segunda metade do século XVI.

Página no começo do livro, que leva o título principal. Segue ao  ante-rosto e nele figura o  título da obra, nome do autor, editor e outros dados, acompanhados ou não com uma ilustração.

A forma elaborada, decorada e ilustrada, foi muito usada nos séculos XVII e XVIII. Os impressores preenchiam a página de rosto toda, com títulos apresentados numa extensa fórmula, acrescentando muitas vezes indicações das partes da obra ou dados biográficos do autor.

Hoje usa-se a designação de  rosto para esta página identificatória, com eventuais elementos figurativos/decorativos.

Veja também: ante-rosto

formatos, fólio, in-folio

frente

O lado onde uma página ou livro começa ou abre. A página 1 é sempre frente e aparece sempre do lado direito (ímpar), contrário do  verso.

frontispício

Veja: folha de rosto (ou página de rosto)

frontispício divisório

Frontispício interno de um volume, que separa as partes principais de uma obra. Por ex., de um dicionário bilingue.

guarda

Aba exterior que se dobra para dentro de uma publicação ou de um livro, de forma a proteger a capa.

incunábulo

(Wiegendruck, alemão). «Incunábulos» designa o conjunto dos impressos que saíram dos prelos antes do ano de 1500. A palavra incunábulo tem a sua origem na expressão latina in cuna (no berço), significando «livros do berço da tipografia».

O primeiro a usar o termo «incunábulo» foi Bernhard von Mallinckrodt (1591-1664), um filologista alemão. Na sua obra De ortu ac progressu artis typographicæ dissertatio historica, publicada em Colónia em 1640, em comemoração do 200º aniversário da invenção da Imprensa, Mallinckrodt designou o período antes do annus sæcularis 1500 «prima typographicæ incunabula».

Cornelius van Beughem’s Incunabula typographiæ, obra publicada por Joannem Wolters em Amsterdam no ano de 1688, é o primeiro catálogo de incunábulos que usa o termo; inclui cerca de 3.000 títulos de obras impressas antes de 1500.

Índice de conteúdos. Índice de matérias; índice geral; índice de temas.

Lista dos assuntos de que trata uma obra, ordenada pela sequência dos capítulos, subcapítulos, etc., com referência às páginas. Antigamente, este índice aparecia no fim de um livro. Em publicações modernas, sempre no início, depois da  entrada.

Índice remissivo

Listagem (por ordem alfabética) de nomes, sítios, conceitos, que aparecem numa obra, e que remete às páginas onde ocorrem. Aparece no fim de uma publicação. Este índice é a forma tradicional do hyperlink impresso, que aumenta substancialmente a usabilidade de um livro.

ISBN - International Standard Book Number

Número internacional dos livros. É um sistema padronizado que identifica numericamente os livros, segundo o assunto, título, autor, país, editora. www.isbn.org

livro

Do latim liber, libri. Um livro é um volume transportável, composto por, pelo menos, 48 páginas (sem contar as capas - segundo a Unesco), encadernadas, contendo texto manuscrito ou impresso e/ou imagens e que forma uma publicação unitária (ou foi concebido como tal) ou a parte principal de um trabalho literário, científico ou outro.

Os elementos que compõem um livro são os seguintes: mancha, cabeça, pé, lombo, margem, cinta, sobrecapa, capa, guardas, ante-rosto, rosto, colofão, badanas e miolo.

lombada

Parte de um livro ou brochura, oposta ao corte da frente, onde se unem (cosendo ou colando) os cadernos com a capa.

mão

A vigésima parte de uma  resma de folhas, ou seja: 25 folhas.

miolo

Conjunto de folhas que constituem o interior de um livro ou publicação.

opúsculo

Impresso contendo um máximo de 48 páginas. Também: brochura ou folheto.

orelha

= Badana.

página par

Página com número par, à esquerda da  lombada.

página ímpar

Página com número ímpar, sempre à direita da  lombada.

pergaminho, pergaminho velino

Prototipografia

Período inicial da tipografia, relacionado com a produção de  incunábulos.

prancha

Ilustração não inserida na sequência numérica das páginas de texto.

princeps

Edição princeps é a primeira impressão de uma obra.

resma

Conjunto de 500 folhas de papel, equivalente a 20 mãos.

rosto, frontispício

Veja: folha de rosto

sobrecapa

Cobertura de papel ou de outro material flexível, que envolve e protege a capa de um livro encadernado, para sua protecção e/ou decoração.

spread

Página dupla; aberto de página. Revista ou brochura aberta, mostrando uma página par e uma página impar.

subtítulo

Frase que complementa o  título.

título

Nome da obra impressa. Palavra, palavras ou frase que identificam uma publicação, obra ou partes dessa mesma obra.

tiragem

Número de exemplares de uma edição impressos de uma só vez. ¶

Temas relacionados

Livros históricos

Bibliografia
Bibliografia
Layout, e-book da tipografos.net Paulo Heitlinger

LAYOUT é um e-book que ensina a paginar. Neste livro em formato digital são tratados os temas desta página e todos os outros assuntos relevantes para fazer uma óptima paginação de livros, jornais, newsletters, brochuras, etc.
Inúmeras dicas a nível estético e técnico fazem deste livro uma documentação única no universo dos livros profissionais escritos em Português ou em Espanhol. Por Paulo Heitlinger.

450 páginas em formato DIN A4, ao largo. Exclusivamente em formato e-book!

O primeiro manual prático escrito em português, sobre paginação, composição e Design editorial. Com muitos exemplos de jornais e revistas, nacionais e internacionais. Uma obra abrangente e informativa, guia elementar para estudantes, docentes e profissionais. Detalhes sobre o livro

Otto W. Fuhrmann. The invention of printing

Lawrence C. Wroth (ed.) A History of the Printed Book (1938)

Lucien Febvre e Henri-Jean Martin L'Apparition du livre 1958.

Página actualizada em 11.2013

baixo

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com