tipografos.net: design: escolas: werkbund

A mais bem informada e completa colecção de documentos sobre design alemão.

Weissenhof-Siedlung

A segunda exposição do Werkbund foi realizada em Stuttgart, em 1927. O Deutscher Werkbund organizou uma «exposição» que hoje é um monumento à arquitectura do século XX.

No ano de 1925 o Deutscher Werkbund decidiu realizar em Estugarda uma Exposição com o título “Die Wohnung” (“A Habitação”), e que se concretizaria na construção de um bairro, onde arquitectos modernistas pudessem mostrar as suas investigações nas concepções e na industrialização da construção urbana. No espaço de apenas dois anos, o bairro foi construído.

Um dos principais exemplos do Neues Bauen foi a exposição de Arquitectura na Weissenhofsiedlung em Stuttgart. Chefiados por Mies van der Rohe, 17 arquitectos de diversos países, entre eles Peter Behrens, Walter Gropius e Le Corbusier, construíram para esta mostra/exposição do Werkbund, realizada em 1927.

Mais de 500 mil pessoas visitaram, naquele ano, os 21 prédios da exposição de Arquitectura.

Weißenhofsiedlung 1927
Weißenhofsiedlung 1927
Weissenhofsiedlung em 1927
Weissenhofsiedlung em 1927

No bairro Weißenhofsiedlung de Stuttgart foram construídos vários prédios e núcleos habitacionais, para demonstar a todo o mundo as virtudes da arquitectura do Modernismo — criando assim a realidade tangível do Neues Bauen.

O bairro Weißenhofsiedlung é uma demonstração da nova habitação — tendo em conta os modernos problemas sociais, espaciais, construtivos e higiénicos.

Pela primeira vez na história da Arquitectura, demonstrou-se aqui que o objectivo da Arquitectura não devia ser a habitação para as elites, mas a construção para todos. Uma aspiração claramente progressista, uma nova forma forma de trabalhar com metas humanas e sociais.

werkbund weissenhof

Weißenhofsiedlung — hoje

A Weißenhofsiedlung foi concebida o como um bairro urbano onde as ruas davam acesso a áreas verdes de acesso público e onde as casas formavam vários tipos habitacionais: unifamiliar, isolado, geminado e em banda e blocos de apartamentos.

A construção foi executada em betão armado com esqueleto de aço; os tectos em terraço, as janelas em comprimento, as superfícies brancas.

Os interiores são demonstrações de espaços flexíveis com partições móveis e em planta livre e o mobiliário foi projectado de acordo com os novos programas e materiais.

Os principais arquitectos fundadores do Movimento Modernista, que participaram nesta realização, foram: Peter Behrens, Victor Bourgeois, Walter Gropius, Ludwig Hilberseimer, Le Corbusier, Mies van der Rohe, J. J. Pieter Oud, Mart Stam, Max Taut.

Ligações externas

http://www.weissenhof.ckom.de/⟨=en

Extenso artigo sobre Weissenhof: doportoenaoso.blogspot.com/2011/02/um-percurso-pelo-weissenhof-siedlung.html

A localização, no Google Maps:

www.deutscher-werkbund.de

www.weissenhof.de

Werkbundarchiv www.werkbundarchiv-berlin.de

Página actualizada em 3.2011

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com