tipografos.net: design: designers: noguchi

A mais bem informada e completa colecção de documentos sobre design

Isamu Noguchi (1904—1988)

Escultor, designer, artesão, arquitecto e paisagista. Um dos mais célebres artistas do século XX. Noguchi definiu-se como «um intérprete do Oriente e do Ocidente».

Isamu Noguchi

Mais conhecido por suas esculturas em pedra e bronze, Isamu Noguchi (1904-1988), foi um escultor e designer americano que viveu um intenso conflicto de identidade cultural.

Nascido em Los Angeles, filho da escritora americana Leoni Gilmour e do poeta japonês Yone Noguchi, Isamu passou a infância no Japão e a adolescência em Indiana, interior dos EUA.

Nascido em Los Angeles, Califórnia,mudou-se, ainda pequeno, para o Japão com sua mãe onde seu pai morava e, ali, passou toda a sua infância.

Em 1918, voltou aos Estados Unidos para estudar e graduou-se em La Porte High School, Indiana, em 1922.

Enquanto estudava medicina na Universidade de Columbia, assistiu aulas de escultura à noite, e seu mentor era o escultor Onorio Rudolfo. Em 1924, Noguchi abandona a universidade para se dedicar a tempo integral à escultura, a sua maior paixão.

Entre 1927 e 1928 trabalhou em Paris como assistente no estúdio do escultor Constantin Brancusi, considerado o precursor da escultura abstracta.

Prosseguiu os seus estudos viajando pela Inglaterra, China e México. A sua formação reflecte-se no seu trabalho, onde se funde o design e a escultura.

Durante os anos 30 e 40 dedicou-se à criação de peças de mobiliário. As suas obras caracterizam-se por formas orgânicas, onde combina a subtileza oriental com a sofisticação da arte ocidental.


"Everything is sculpture," said Isamu Noguchi.
"Any material, any idea without hindrance born into space, I consider sculpture."
Noguchi believed the sculptor's task was to shape space, to give it order and meaning, and that art should "disappear," or be as one with its surroundings.
Perhaps it was his dual heritage--his father was a Japanese poet, his mother a Scottish-American writer--that resulted in his way of looking at the world with an eye for "oneness." Unwilling and unable to be pigeonholed, Noguchi created sculptures that could be as abstract as Henri Moore's or as realistic as Leonardo's. He used any medium he could get his hands on: stone, metal, wood, clay, bone, paper, or a mixture of any or all--carving, casting, cutting, pounding, chiseling, or dynamiting away as each form took shape.

1947: Hermann Miller

Nas suas criações de mobiliário, regista-se a sua colaboração com a empresa Herman Miller, a partir de 1947, onde se juntou a outro grupo de designers de afamada reputação, como George Nelson e Charles Eames, para fazer parte de um catálogo selecto contendo as mais famosas peças de mobiliário moderno...

Algumas das suas peças são conhecidas, reproduzidas e vendidas até hoje, como o sofá Freeform, as lampadas de papel Akari e a mesa para café (em baixo).

Várias das suas obras mais ambiciosas foram destinadas a espaços ao ar livre como o Jardim da Paz, na sede da Unesco em Paris, o Jardim da Água em Nova Iorque, entre outras.

Isamu Noguchi
A clássica mesa para café foi criada em 1940 e até hoje continua a ser produzida; consiste de somente três elementos: o tampo de vidro e as duas peças interligadas em madeira, que servem de base. Essa mesa tem uma bela harmonia entre forma e função, e realça sua formação de escultor; trabalho único ao qual passou a dedicar-se totalmente no final da década de 50.
c

A clássica mesa para café foi criada em 1940 e continua a ser produzida até hoje; consiste de apenas três elementos: o tampo de vidro e duas peças interligadas em madeira, a base. Essa mesa realça sua formação de escultor; trabalho ao qual passou a dedicar-se totalmente no final da década de 50.

Em 1975 fundou um atelier na ilha de Shikoku no Japão.

Em 1982 recebeu a medalha Edward Mac Dowell, pela sua contribuição às Artes; em 1987 foi condecorado com a National Medal of Arts (medalha Nacional de Artes); e em 1988, ganhou a Order of the Sacred Treasure (Ordem do Tesouro Sagrado) do governo japonês.

Em 1985, Noguchi abriu o Noguchi Garden Museum, conhecido agora como Museu Noguchi. Em 1986, o artista representou os Estados Unidos na Bienal de Veneza.

Este artista das pedras e das formas essenciais morreu em Nova York em 1988 e deixou uma legião de admiradores que não se cansam de falar de seu trabalho e visitar o seu museu.

Ligações externas

The Isamu Noguchi Foundation and Garden Museum: www.noguchi.org/

http://www.designboom.com/portrait/noguchi/bio.html

ss

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com