tipografos.net: design: designers: nelson

A mais bem informada e completa colecção de documentos sobre design

George Nelson

O inventor do family room e da storage wall. Nelson é parte da história da Herman Miller. Foi director de design entre 1946 e 1971 e desenhou diversas peças, incluindo a Coconut Chair, Marshmallow Sofa e a Platform Bench. A sua filosofia: «o design não é nada mais do que um processo de relacionar tudo com tudo» .

George Nelson
O designer George Nelson

(1908 Hartford, EUA – 1986). Foi, junto com Charles & Ray Eames, um dos pais do Modernismo norte-americano. Depois de se graduar na Hartford Public High School em 1924, estudou Arquitectura e Artes plásticas em Yale.

No último ano dos seus estudos foi contratado pela empresa de arquitectura Adams and Prentice como designer. Conheceu Eliot Noyes, Charles Eames, Walter B. Ford e van der Rohe.

Casou-se, em Roma, com Frances Hollister. Nos EUA tornou-se colunista e apresentou à América, através da publicação Pencil Points, Mies van der Rohe, Le Corbusier e Walter Gropius — entre outros.

Por volta de 1940 começou a chamar a atenção pelos seus conceitos inovadores. No seu livro “Tomorrow’s House”, em parceria com Henry Wright, introduziu o conceito de “family room” e “storage wall”.

Este último foi uma solução criativa para um problema que não estava ligado a arquitectura: Enquanto escrevia o livro, o seu editor pressionou-o para terminar a secção sobre armazenamento. Nem Wright, nem Nelson conseguiram encontrar qualquer inovação que solucionasse as necessidades, quando Nelson questionou: “O que é que existe dentro das paredes?” , tendo então, a idéia de utilizar o espaço entre as paredes para armazenamento, ideia nunca pensada antes.

Até 1945 a empresa Herman Miller estava ia contribuir para o movimento em prol do mobiliário moderno. O director da empresa, — D.J.Depree — contratou George Nelson como director de Design da empresa, dando-lhe a liberdade de trabalhar fora da companhia e usar designers de outros arquitetos.

O primeiro catálogo da Herman Miller produzido por George Nelson iniciou uma colaboração que resultou em alguns dos mais famosos móveis do século XX – Ray e Charles Eames, Harry Bertoia, Isamo Noguchi, etc. trabalharam para a Herman Miller.

Daí em diante, até o anos 80, o seu escritório trabalhou para e com os melhores designers da época.

A sua empresa, a George Nelson Associates, também desenhou para a Herman Miller.

Diamond Chair
Diamond Chair
Temas relacionados

What Makes American Design American?

ss

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com