Tipografia Logo
Homepage tipografos.net   Search by FreeFind

Priscila Lena Farias (1964- )

Designer gráfica formada pela FAAP, Mestre e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Além da sua actividade como designer, é pesquisadora e professora na PUC-SP e na Faculdade Senac de Comunicação e Artes.

Priscila Farias nasceu em São Paulo em 1964; formou-se em design gráfico pela FAAP e publicou suas primeiras BDs na revista Interquadrinhos (Editora Ondas).

fpbd
 

Entre 1985 e 1987, Priscila viveu na Itália, onde trabalhou como designer gráfico e se envolveu com as revistas Frigidaire e Macchia Gialla.

Publicou seus trabalhos em revistas como Chiclete com Banana (Circo Editorial) e Animal (VHD Diffusion), onde também foi editora, e no jornal Diário Popular.

PF é doutorada em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e pesquisadora e professora de design, tipografia e tipografia digital na Faculdade SENAC de Comunicação e Artes e na PUC-SP.

Desde 1994 desenvolve fontes tipográficas digitais, algumas delas distribuidas pela fundição digital norte-americana T-26.

Em 2002 recebeu o Prémio Ouro ADG para o melhor trabalho na categoria Tipografia na Mostra Selectiva da 6ª Bienal de Design Gráfico.

É coordenadora da Comissão de Design e Tecnologia da ADG (Associação dos Designers Gráficos) e membro do conselho científico da SBDI (Sociedade Brasileira de Design da Informação).

Fontes

Low Tech, Quadrada

Entrevistas

Organizadora comenta destaques do 1º Congresso Brasileiro de Design da Informação diversao.uol.com.br

Publicações

O livro Fontes Digitais Brasileiras: de 1989 a 2001 é uma co-edição da ADG Brasil (Associação dos Designers Gráficos) e das Edições Rosari. É a primeira grande obra de referência sobre tipografia digital editado no país.

Apresentando 270 fontes, criadas por 63 designers de tipos, o livro mostra um panorama, ainda que desigual, extremamente representativo da produção tipográfica nacional dos últimos tempos.

Nas suas 180 páginas, o livro traz também textos introdutórios feitos pelos organizadores Priscila Farias e Gustavo Piqueira e pelos membros responsáveis pela triagem das fontes - Claudio Rocha, Cecilia Consolo e Tony de Marco.

Cada categoria de fontes (textos, manipuladas, modulares, pixeladas, desenhadas, grunge, vernaculares e dingbats) também possui um texto introdutório e cada fonte/família tipográfica apresenta informações técnicas como plataformas disponíveis, todos os caracteres existentes, endereço dos autores e meios de adquirí-lo. 180 páginas Brochura ISBN 85-88343-25-8

Priscila Lena Farias

Tipografia digital: o impacto das novas tecnologias (Rio de Janeiro: 2AB), e de vários artigos sobre tipografia, design e semiótica. Entre esses, destaca-se “Notes for a dynamic diagram of Charles Peirce's classifications of signs”, vencedor do prémio de melhor artigo publicado no periódico científico internacional Semiotica em 2001.

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.

copyright by algarvivo.com