sant augustin
             
T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind

Arauto – fonte para jornais

Desenvolvimento de uma fonte tipográfica para composição de textos e jornais, por Fernando de Moraes Caro

Trabalho Final de Graduação pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

O que faz necessário um projeto específico a esse caso são, principalmente, o uso econômico do espaço da página e a baixa qualidade de impressão. Para que a letra permaneça legível a essas situações, é necessário que se busque alto grau de legibilidade. Outros fatores relevantes no projeto são o conforto e a fl uidez da leitura.

A pesquisa divide-se em dois: questões relacionadas a alfabetos de jornais e design de fontes. Na primeira parte, foram estudadas legibilidade, impressão e diagramação de jornais e as características de uma fonte de texto. Foi feito também o levantamento dos tipos utilizados por vinte e cinco jornais brasileiros e internacionais e escolhidos sete, para uma análise mais profunda.

Quanto ao estudo de design tipográfico, na outra parte de pesquisa, foram procuradas informações que deram o embasamento para execução da fonte.

No final da pesquisa, foram elaborados os requisitos, que deram suporte ao projeto. O processo de projeto se deu pela criação de seis alternativas de fontes, desenvolvidas até o arquivo digital, para que pudessem ser avaliadas em composições de textos. Para a ajudar na escolha daquela mais promissora, foram montadas pranchas com as alternativas, as quais foram apresentadas para leigos e designers. A partir do caminho escolhido, o detalhamento foi feito por meio de sub-alternativas para se determinar com maior precisão o desenho das letras.

A fonte desenvolvida é serifada, buscando ser compacta, para permitir ganho de espaço na página, e, ao mesmo tempo, possuir espaços internos abertos, para ter bom grau de legibilidade. Elementos pequenos, como pontuação e acentos, foram desenhados em tamanhos maiores, permanecendo legíveis em corpos pequenos. Pela maior presença de siglas e dados numéricos em jornais, letras maiúsculas e algarismos possuem dimensões compactas, para não apresentarem destaque exagerado no texto.

O eixo norteador da variação de espessura das letras é inclinado, buscando reforçar o movimento horizontal de leitura. Para as versões complementares da fonte, procurou-se manter próximo ao grau de legibilidade da versão regular. O itálico possui baixa inclinação e caracteres largos, com o objetivo de ter grandes espaços internos. O negrito foi desenvolvido expandindo as hastes da fonte regular, de modo que a região aumentada é maior para o exterior, do que para o interior das letras, para que as contraformas não fi cassem fechadas.

22 MB: www.designemartigos.com.br/wp-content/uploads/2010/05/Arauto_fonte_para_jornais.pdf


Tipos & fontes

Tipos e fontes da tipografos.net
Typeface Design, caligráfico e tipográfico.

Por Paulo Heitlinger.

420 páginas em formato DIN A4, ao largo. Exclusivamente em formato e-book!

O primeiro manual prático escrito em português, sobre desenho de letras e fontes digitais. Abrangente e completo. Veja os detalhes.

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com