Tipo
Homepage tipografos.net   Search by FreeFind

» Ínicio

» As nossas fontes digitais

» Workshops

» Cadernos Tipográficos

» Brasil ¦ » Portugal» Espanha

» Designers

» Tipos

» Como fazer fontes

» Directório de fundições

» Boas Práticas

» História da Tipografia

» Livros históricos

» Magazines

» Jornais

» Tecnologias

» Sistemas de Escrita

» Glossário

» Museus, Bibliotecas

E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

Eduardo Aires (1963- )

A Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) atribuiu em 18 de Dezembro de 2006, o seu primeiro grau de doutoramento em Design.

O doutorado foi o designer e docente da FBAUP Eduardo Aires, que prestou provas para a obtenção do referido grau académico com a tese intitulada «A estrutura gráfica das primeiras páginas dos jornais O Comércio do Porto, O Primeiro de Janeiro e Jornal de Notícias».

Esta dissertação foi unanimemente aprovada por um júri composto, entre outros, pelos investigadores da área do Design Jesus Canga Larequi (Universidad del País Vasco), Vasco Branco (Universidade de Aveiro) e Paulo Silva Dias (Universidade do Minho).

O estudo de Eduardo Aires é uma análise comparativa das soluções gráficas adoptadas nas primeiras páginas dos três diários portuenses, durante o período histórico compreendido entre o início da publicação de cada um dos jornais e o final do século XX.

A investigação decorreu em quatro níveis distintos: o logótipo, a estrutura de grelhas, a textura gráfica da notícia e os trilhos da composição gráfica.

Para desenvolver a sua pesquisa, o autor da tese concebeu uma metodologia assente em esquemas de análise gráfica.

Eduardo Aires chegou à conclusão de que, graficamente, os três diários do Porto percorreram cinco fases evolutivas (Estrutura Vertical; Estrutura Puzzle; Estrutura Puzzle com Moldura; Estrutura Natural; e Estrutura Modular), fases essas determinadas não só pela evolução das técnicas tipográficas como pelas mudanças de autores das primeiras páginas (primeiro os tipógrafos, depois os chefes de redacção, em seguida os maquetistas e, por fim, os designers). O autor da tese concluiu ainda que a imprensa diária portuense conheceu períodos de mimetismo gráfico, em que os três diários adoptaram soluções gráficas semelhantes entre si.

Biografia

Eduardo Aires nasceu a 7 de Julho de 1963 no Cartaxo, Ribatejo. Vive e trabalha no Porto. Iniciou a sua formação académica na Alemanha Federal, passando por Coimbra e depois pelo Porto, cidade onde, em 1987, termina o curso de Design de Comunicação da FBAUP.

Nesse mesmo ano foi admitido como docente no Departamento de Design da referida faculdade, onde lecciona actualmente.

Dos seus projectos destacam-se a colaboração que mantém com os CTT - Correios de Portugal, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Casa da Moeda.

Tem participado (a título individual ou representando Portugal) em diversos congressos mundiais da ICOGRADA.

Foi co-organizador do Congresso ICOGRADA/LISBOA 95.

É membro da Associação Portuguesa de Designers e do Art Directors Club (NY).

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com