Tipo
Homepage tipografos.net   Search by FreeFind

» Ínicio

» As nossas fontes digitais

» Workshops

» Cadernos Tipográficos

» Brasil ¦ » Portugal» Espanha

» Designers

» Tipos

» Como fazer fontes

» Directório de fundições

» Boas Práticas

» História da Tipografia

» Livros históricos

» Magazines

» Jornais

» Tecnologias

» Sistemas de Escrita

» Glossário

» Museus, Bibliotecas

E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

Dino dos Santos / DSType

Este typeface designer português trabalha com sucesso num vasto conjunto de referências históricas, principalmento das da caligrafia portuguesa e italiana.

Mag

Le Mag é o novo magazine do Jornal francês Libération. Composto com fontes de Dino dos Santos. Mais detalhes em www.innovationsinnewspapers.com/

Na pequena cena do typeface design português, não são apresentados muitos novos desenhos no decorrrer de um ano. Em 2006, não houve dúvida: Um desenho brilhante é a Andrade Pro, de Dino dos Santos.

Os cortes Swash são ... uma jóia da “Calligraphia Portugueza”. Veja a fonte em www.dstype.com

ds

É já uma referência internacional do «typeface design made in Portugal». As suas requintadas fontes mereceram distinções das mais conceituadas instituições – e um crescente número de clientes.

Dino dos Santos nasceu em 1971, na cidade do Porto. Fiel à suas origens, licenciou-se em Design de Comunicação Visual pela Escola Superior de Artes e Design (ESAD), Matosinhos, no ano de 1994.

ads
ads2
 

Manuel de Andrade de Figueiredo

Obteve o seu Mestre em Arte Multimédia, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, em 2002. Presentemente é docente de Projecto Multimédia e Teoria do Design na ESAD Matosinhos, desde 1996.

«Quando comecei a trabalhar, em 1994, existiam muito poucas tipografias disponíveis. O mercado começava a ficar saturado de designers gráficos (que é a minha formação de base) e então enverdei pelo desenho de tipos de letra, uma paixão antiga, mas nunca concretizada. Mas como não havia ninguém para ajudar e ensinar, foi um trabalho muito penoso e duro. É difícil explicar que se desenha letras, porque as pessoas pensam que as letras são coisas que já nasceram desenhadas» DS numa entrevista.

Participou nas Conferências do Mediterrâneo, ESAD, 2003, com uma comunicação sobre tipografia denominada Abjad, Alefbet, Alfabeto - Pressupostos para uma aproximação das culturas mediterrânicas.

Dirigiu o workshop de tipografia digital, no Instituto Politécnico de Coimbra, em 2004. Dirigiu também o workshop de tipografia digital Redesenhar a história – Desenhar o futuro, na ESAD, 2005.

Dino dos Santos dirige desde 1994 a DSType Foundry (www.dstype.com), um atelier de criação de tipografia digital, tendo desenhado fontes para diversas empresas, publicações e entidades culturais, nacionais e estrangeiras.

Ganhou o Creative Review Type Design Award, na categoria Revival / Extension family, com a família de fontes Andrade. A tipografia Esta foi considerada Best Serif Font de 2005 pelo MyFonts.com.

A tipografia Nerva foi incluída nos Notable Releases of 2005 pelo Typographi.com.

Em homenagem ao famoso calígrafo português Manuel de Andrade (1670–1735), Dino dos Santos publicou a fonte caligráfica Pluma.

A fonte Methodo é baseada nos exercícios patentes no Methodo Calligraphico de Pinto de Mesquita.

Em 2005, Dino dos Santos publicou a fonte Andrade, uma obra-prima da Tipografia digital portuguesa.

A fonte Ventura é uma excelente interpretação de uma letra histórica de Joaquim José Ventura da Silva, 1777-1849.

Fonte Ventura de Dino dos Santos
A Ventura é um dos mais notáveis trabalhos de Dino dos Santos
 
Conferências, exposições, publicações

Dino dos Santos participou na conferência Os novos media e o futuro do design de comunicação, ESAD, Caldas da Rainha, 2006.

Participou no I Encontro Design Multimédia, ESEC, Coimbra, 2006.

Participou na exposição O Fax é a Mensagem, Icograda Lisboa’95, no Porto.

Exposição colectiva Contaminação, Bienal de Cerveira, 2005.

Exposição colectiva Contaminação, Galeria da CM de Matosinhos, 2006.

Entre as publicações de Dino dos Santos destacam-se: Trabalho gráfico publicado em 1995 no catálogo Creative X’posure - a showcase for new talent.

Trabalho tipográfico publicado na revista PAGE nr. 1 - 1998.

Entrevista e trabalho tipográfico na revista Publish - Setembro 1998.

Trabalho de webdesign publicado no livro WebIndex 4, The Pepin Press, 2003.

Trabalhos tipográficos publicados
  • na revista ComputerArts, Julho 2005;
  • na revista Computer-Arts, Fevereiro 2006;
  • na revista Creative Review, Fevereiro 2006
  • e na revista ComputerArts, número especial sobre Tipografia, Julho 2006.

«As referências são inevitáveis e tantas que não há espaço para particularizar, muito embora me tenha apaixonado pela caligrafia portuguesa dos séculos XVIII e XIX, o que se nota em diversos tipos, tais como a Andrade e a Pluma.»

As fontes Estilo e Esta receberam deferências importantes no meio tipográfico. Depois da fonte Esta ter sido premiada como Best Serif Font 2005, a fonte Estilo Script foi escolhida pelo MyFonts como Best Retro Font 2006.

«A modern take on a clean Art Deco style. Though Estilo Script won the crown for best retro font of 2006, it is very usable in a contemporary context. The clean Art Deco lines end with rounded terminals, resulting in an elegant simplicity just as modern as it is reminiscent of the posh lettering of the 1930s. Estilo Script offers plenty of design possibilities with its cursive OpenType ligatures, small caps, and Greek characters. Naturally, Estilo Script is the perfect companion for its sister font Estilo.»

A fonte Andrade ganhou o Creative Review Type Design Awards para o melhor revival. Dino dos Santos: «Este prémio foi muito bom porque trouxe alguma luz sobre o trabalho desse grande professor e calígrafo do século XVIII chamado Manoel de Andrade de Figueiredo».

d
Encontra-se em fase de finalização a mais recente família tipográfica Leitura Display. Contendo três tipos diferentes; Roman, Italic e Swashes;
Leitura Display é parte do projecto Leitura,
possivelmente a mais completa fonte editada pela DSType Foundry.
Links

www.dstype.com

Escola Superior de Artes e Design (ESAD) www.esad.pt/

Bibliografia

Silva, Joaquim José Ventura da, 1777-1849 Regras methódicas para se aprender a escrever os caracteres das letras ingleza, portugueza, aldina, romana, gótica-itálica e gótica-germanica acompanhadas de hum tratado complecto de arithmética. 2.a ed. accrescentada, correcta e augmentada... Lisboa, Impressão Régia, 1819. 370 p. ; 18 cm

Página actualizada em 19.9.2009

baixo

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com