internet · web · browser

             
T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind
Um resumo
Evolução da Internet
Personalidades
Web
Hipertexto
Browser
Web-Design
Usabilidade
HTMLXHTML
E-mail
Blogosfera
Protocolos
PDF
Tablets
Google

E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

Marc Andreessen (1971): um mito chamado Netscape

Hoje, já ninguém se lembra dele; mas Andreessen foi um personagem bem conhecido como chefe da empresa Netscape Communications e co-autor do Mosaic, um dos primeiros Web-browsers eficientes – e de sucesso comercial.

Fez o bacharelato em Ciências de Computação da Universidade de Illinois. Seguiu-se um estágio na IBM. Trabalhou no Centro Nacional de Supercomputação Aplicada (NCSA), onde usou o browser ViolaWWW criado por Pei-Yuan Wei, baseado nos padrões da WWW definidos por Tim Berners-Lee.

Em 23 de Janeiro de 1993, Marc Andreessen anunciou num grupo de discussão da Usenet que disponiblizava para download o browser X Mosaic. Na época, a Internet ainda era uma ferramenta restrita ao universo académico e o X Mosaic não era o primeiro – havia, por exemplo, os browsers Midas, Cello, ViolaWWW e WorldWideWeb.

A grande inovação do X Mosaic era a sua disponibilidade em várias plataformas, facilidade de instalação e de uso de vários recursos multimédia.

Surgia a software básica para que a Internet viesse a se desenvolver fora das Universidades.

História do Mosaic
Mosaic

O projecto Mosaic começou em 1992. A versão 1.0 foi lançada em 1993, a versão 2.0 foi lançada em Dezembro de 1993, depois saiu a versão 1.0 para o Apple Macintosh e Microsoft Windows. Para todos as versões, o uso não-comercial era geralmente grátis.

Apesar dos rumores persistentes que diziam o contrário, o Mosaic nunca foi lançado como software de código aberto durante o seu curto domínio como «o browser mais popular».

A «New Economy»

Após graduar-se em 1993, Andreessen foi trabalhar na Terisa Systems, na Califórnia; conheceu Jim Clark, o fundador da Silicon Graphics.

Clark estava frustado e queria investir noutros desafios – e acreditou que o Mosaic tinha grandes oportunidades comerciais e forneceu o investimento inicial.

Netscape Communications

Do encontro entre ambos, surgia a Mosaic Communications, logo rebaptizada para Netscape Communications. O sucesso foi imediato e a empresa recém-fundada passou a dominar o mercado — ou melhor: a cena — dos navegadores.

Em 1995, a Netscape Communications aparecia cotada em Wall Street – o que demonstrava não apenas sua própria vitalidade mas também a vitalidade da chamada «Nova economia». A Mosaic Communications Corporation começou a operar em Mountain View, Califórnia, com Andreessen como vice-presidente.

A Universidade de Illinois não gostou do nome Mosaic; a Mosaic Communications mudou o nome para Netscape Communications, e o seu navegador tornou-se o Netscape Navigator.

O valor das acções da empresa Netscape começou a explodir como um foguete em 1995; o milagroso sucesso trouxe Andreessen ao topo da popularidade.

Andreessen tornou-se um ídolo para a nova geração de fanáticos pela Internet: jovem, vinte-e-poucos-anos, altamente tecnológico, ambicioso e podre de rico, valendo bilhões de dólares praticamente da noite para o dia.

Netscape

Entra a Microsoft em cena

Preocupada com a forte presença da Netscape no mercado da Internet, a Microsoft deflagrou a «guerra dos browsers», passando a distribuir gratuitamente o seu Internet Explorer. Na batalha entre as duas empresas a Microsoft foi inevitavelmente a vencedora.

O browser da Microsoft passou a ser distribuído junto com o Windows 95 – até que, com o Windows 98, o browser foi literalmente fundido com o próprio sistema operativo. Vendo sua notoriedade cair rapidamente, a Netscape processou a Microsoft, alegando práticas comerciais ilegais.

Ao mesmo tempo, numa tentativa de reconquistar terreno perdido, a Netscape passou a oferecer o seu software. Mas já era tarde — a empresa nunca mais se recuperou do golpe.

Numa última cartada, a Netscape Communications decide publicar o código-fonte do seu software e dá início ao projecto Mozilla – nome da primeira versão beta do Navigator.

Pouco depois, em 1999, a empresa é comprada pela AOL/Time Warner, pela ridícula insignificância de 4.2 bilhões de dólares (4.200.000.000 US $).

Andreessen passa a ser o Chief Technology Officer da AOL. Mas a AOL decide, ao invés de continuar o desenvolvimento do browser, apoiar a iniciativa da construção de um navegador de código livre. Mas o entusiasmo e a excitação inicial já tinham desaparecido e Andreessen saiu para formar a LoudCloud, uma empresa de serviços para a Web.

A LoudCloud mudou seu nome para Opsware em 2002. A empresa tem acordos com a HP, EDS, e outras empresas listadas na Fortune 500 que dependem do software deles para a automação de sua infra-estrutura de IT.

Andreessen está casado com Laura Arrillaga, presidente da associação de benificiência Silicon Valley Social Venture Fund e filha do billionário John Arrillaga, um conhecido especulador imobiliário de Silicon Valley.

http://netscape.aol.com/

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.

Copyright by Paulo Heitlinger, 2012