Garamond
                   
     

tipografos.net

 

Pesquisa Google dentro deste site

   

Sigismondo Fanti

Tratadista das ciências e artes da Renascença italiana. Matemático e astrónomo, oriundo de Ferrara.

Com Sigismondo (ou Sigismundo) Fanti, os trabalhos dos mestres calígrafos italianos começam a ter influências directas na ainda jovem Tipografia.

O matemático Fanti foi o autor de uma importante obra pedagógica sobre tipografia e composição: Liber elementorum Theorica et pratica [...] de modo scribendi fabricandique omnes litterarum species, livro impresso em 1514 por Giovanni de Rubeo (ou Rosso), em Veneza.

Sigismondo Fanti.

Sigismondo Fanti. Theorica et practica de modo scribendi fabricandique omnes litterarum species. Veneza, Giovanni Rosso, 1 de Dezembro de 1514. Sigismondo Fanti. Rosenwald Collection Rare Book and Special Collections Division (46)

Nesta obra, dividida em quatro livros, Fanti tratou não só a Capitalis romana, mas também outras letras; infelizmente, não conhecemos exemplares das letras cursivas.

Francesco Torniello

Francesco Torniello publicou em 1517 uma Opera del modo de fare le littere maiuscole antique, com mesura de circino & resone de penna. Contrariamente aos seus antecessores, Torniello mostra na sua obra construções já bem claras e precisas, desenhos sem quaisquer ambiguidades geométricas.

Com a influência da Operina de 1522, obra de Ludovico Vincentino degli Arrighi, um calígrafo de Veneza, as formas caligráficas dos mestres escritores italianos começam a fazer-se perceber em certos tipos de chumbo, especialmente nos tipos itálicos.

O tratadista Giovanni Tagliente, que publicou em 1524, deu pouco valor às versais e preferiu ocupar-se em pormenor das letras cursivas.

Ugo da Carpi repetiu em detalhe as formas das inscrições da Antiguidade no seu Thesauro de Scrittori, obra publicada em 1535.

Em 1527, Giovan Battista Verini pôs novamente as versais em correlação com o corpo humano, mas também com as leis da arquitectura clássica postuladas por Marcus Vitru vius Pollio.

Triompho di Fortuna: Frontispício com xilogravura. Sigismondo Fanti, Veneza: Agostino Zani para Giacomo Giunta, 1526.

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com