Tipografia Fenica Fenice
             
T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind

» Ínicio

» As nossas fontes digitais

» Workshops

» Cadernos Tipográficos

» Brasil ¦ » Portugal» Espanha

» Designers

» Tipos

» Como fazer fontes

» Directório de fundições

» Boas Práticas

» História da Tipografia

» Livros históricos

» Magazines

» Jornais

» Tecnologias

» Sistemas de Escrita

» Glossário

» Museus, Bibliotecas

E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

Susan Kare (*1954)

Designer gráfica de interfaces, ilustradora, e pintora

susan kare

Concebeu parte da interface gráfica das primeiras versões do Mac OS, após o convite de um amigo, Andy Hertzfeld, em 1983. Concebeu várias fontes, ícones, e diverso material de marketing para o sistema operativo do Macintosh, o Mac OS, nas suas primeiras versões de 1984. O

seu trabalho, mais propriamente, a influência deste, ainda hoje é visível em algumas interfaces gráficas, principalmente em programas de edição de imagens, como o Adobe Photoshop e o Macromedia Illustrator, nos ícones das ferramentas de edição, como o lasso, grabber e o paint bucket, assim como no ícone do caixote do lixo (trash can).

Foi uma das pioneiras da pixel art, em que o desafio é conseguir representar com poucos pixels, um conceito ou ideia, como um pictograma.

s

pixel art

Os seus trabalhos mais conhecidos são:

  • a fonte Chicago, utilizada na interface do Mac OS, e também nas primeiras 3 gerações do iPod;
  • a fonte Geneva; a fonte Cairo, conhecida pelo grafema da tecla "z" que representava um "cão-vaca" (dogcow, também chamado clarus);
  • o ícone Happy Mac, que surgia no arranque do sistema operativo Mac OS, representando um "computador contente", que deu as boas-vindas aos utilizadores durante 18 anos, desde a primeira versão, até ao Mac OS X 10.2, sendo substituído pelo logotipo cinzento da Apple;
  • e o símbolo da tecla de comando (command key ou Apple key) nos teclados do Apple Macintosh.

Após sair da Apple em 1985, foi uma das primeiras a trabalhar na NeXT. Desde 1988, obteve sucesso como designer gráfica independente, trabalhando com clientes como a Microsoft e a IBM.

Os seus projectos para a Microsoft, incluíam o desenho das cartas no jogo do solitário (Klondike) no Microsoft Windows 3.0, assim como em vários ícones e elementos gráficos desta versão do Windows, o ícone do bloco de notas (Notepad), e vários programas do painel de controle, permanecendo na sua essência, inalterados desde 1988 até 2001, quando surgiu o Windows XP.

O seu trabalho para a IBM englobou também ícones e outros elementos da interface gráfica para o sistema operativo OS/2.

Recentemente, o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA) começou a recolher/adquirir esboços e anotações dos blocos de notas de Susan Kare.

Susan Kare tirou o bacharelato em artes (Bachelor of Arts, B.A. - summa cum laude), no Mount Holyoke College em 1975, e o doutoramento (Doctor of Philosophy, Ph.D.) na Universidade de Nova Iorque.

Links

www.kare.com/

 

Página actualizada em 2014.

.

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.

copyright by algarvivo.com