Tipografia Logo
             
T I P O G R A F O S . N E T     by FreeFind

» Ínicio

» As nossas fontes digitais

» Workshops

» Cadernos Tipográficos

» Brasil ¦ » Portugal» Espanha

» Designers

» Tipos

» Como fazer fontes

» Directório de fundições

» Boas Práticas

» História da Tipografia

» Livros históricos

» Magazines

» Jornais

» Tecnologias

» Sistemas de Escrita

» Glossário

» Museus, Bibliotecas

E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

Marian Bantjes

Escreve sobre design gráfico para o website "Speak Up", o qual fundou, e ensina Tipografia e Design Editorial no Instituto Emily Carr em Vancouver.

Começou a trabalhar na comunicação visual em 1983. Depois trabalhou durante 10 anos como tipógrafa. De 1993 a 2002 co-geriu Digitopolis Media Corporation, uma firma de Design, criando para um largo espectro de organizações e empresas.

Desde 2003, o seu trabalho de lettering é caracterizado por uma integração da ilustração, da caligrafia e da tipografia. Trabalha maioritariamente para outros designers.

MB

Entre os seus clientes: Stefan Sagmeister, Michael Bierut (Pentagram), Bruce Mau Design, Saks Fifth Avenue, AIGA, Print Magazine, WIRED, Wallpaper, The Guardian (UK), The New York Times, entre outros.

O seu trabalho caracteriza-se por uso intensivo do pormenor e do detalhe, combinando trabalho de linha e ornamentos, com formas caligráficas e tipográficas, resultando num trabalho original.

O seu trabalho é característico de uma tendência actual para o ornamento. No artigo "The decriminalisation of ornament", na revista Eye, em 2005, M.Bantjes afirma acreditar numa inevitável ligação entre o ornamento e a racionalidade - o que é asneira, claro.

No seu trabalho tenta forçar o ornamento, torná-lo parte integrante e essencial, transformá-lo numa necessidade e num acrescento útil ao trabalho e não uma excentricidade fútil.

O seu trabalho destaca-se para além de irreverência e diversão, traz complexidade, derivando os elementos decorativos directamente do conteúdo.

Links

www.bantjes.com/

/www.designboom.com/contemporary/bantjes.html

Bibliografia

Heitlinger, Paulo. Tipografia: origens, formas e uso das letras. Copyright © 2006 Paulo Heitlinger, ISBN 10 972-576-396-3 , ISBN 13 978-972-576-396-4, Depósito legal 248 958/06. Dinalivro. Lisboa, 2006.

Página actualizada em 2014

Topo páginaTopo página

Quer usar estes textos em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com