tipografos.net: design: designers: tenreiro

A mais bem informada e completa colecção de documentos sobre design

Joaquim Tenreiro (1906-1992)

c3p
Joaquim Tenreiro (1906-1992). Cadeira de Três Pés, 1947. Imbuia, pau-marfim, jacarandá, roxinho e mogno.

Foi o "pai" do mobiliário moderno no Brasil. Nasceu em Portugal, em família com grande tradição em marcenaria.

Exímio artesão da madeira, começou a trabalhar no Rio de Janeiro na década de 20 fazendo móveis de estilo, mas desde cedo criticou o provincianismo de uma sociedade colonizada que só via valor no que vinha de fora e que negava a própria época.

Tenreiro propôs uma linguagem contemporânea e advogou a tese de que os móveis brasileiros deveriam ser formalmente leves. "Uma leveza que nada tem a ver com o peso em si, mas com a graciosidade, a funcionalidade dentro de seus espaços."

Essa orientação encontrou grande eco nos arquitetos adeptos do modernismo, que pedia interiores livres dos excessos de ornamentação. Tenreiro encontrou em Oscar Niemeyer seu grande cliente, desenhando os móveis para as casas que ele projetava e rompendo totalmente com o virtuosismo dos estilos. Desenvolveu uma linguagem adaptada ao calor tropical do País, usando abundamente a palhinha (ao contrário dos veludos que até então imperavam) e as madeiras brasileiras.

O móvel moderno, para ele, deveria estar baseado na honestidade de propósitos, na eliminação do supérfluo, no ajuste de função e na limpeza plástica. São princípios que continuam surpreendentemente atuais, assim como a sóbria elegância do seu desenho, como se pode ver pela Cadeira de Embalo (foto), concebida em 1947 e que desde 1992 voltou a ser produzida pela Probjeto, tornando-se o único móvel de Tenreiro hoje disponível para compra. Com estrutura em pau marfim natural ou ebanizado, a Cadeira de Embalo tem assento e encosto em couro.

Página actualizada em 11.2007

ss

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com