tipografos.net: design: japão: sony

A mais bem informada e completa colecção de documentos sobre design japonês.

Sony

It´s not a trick, it´s a Sony!

Ouvir música com o lendário Walkman. Trabalhar com um Notebook Vaio. Tirar fotos com uma Cybershot. Jogar Playstation. Gravar video com uma Handycam. E a Sony facturando... Poucas empresas igualaram o percurso da Sony no campo da inovação e do design industrial.

Fundada n um dos grandes armazéns bombardeados em Tóquio, em 1946, a Sony foi fruto das idéias de dois homens: Masaru Ibuka, um engenheiro, e Akio Morita, um físico, que investiram 190.000 iénes para criar uma empresa com 20 empregados que reparava equipamento eléctrico e tentava construir os seus próprios produtos.

O primeiro produto da empresa foi uma panela para cozinhar arroz! Depois apostou num inovador leitor de fita magnética, concebido para o mercado emergente do ensino da língua inglesa, que teve uma enorme aceitação junto às escolas e universidades locais.

A Era dos Transisitores

Mas o mercado japonês ainda sofria os efeitos devastadores da guerra. Logo, a maioria dos consumidores não dispunha de meios financeiros para comprar eletrónica sofisticada. Porém, a história começou a mudar em 1954 quando a Tokyo Tsushin Kogyo K.K., ou Empresa de Engenharia de Telecomunicações de Tóquio, como era denominada, obteve uma licença para fabricar transistores.

O transistor tinha sido inventado na América, porém ainda não fora aplicado a rádios. Em 1954, a Sony fez o primeiro transistor do Japão e lançou o primeiro rádio transistor no ano seguinte. Desde então, poucas empresas igualaram o percurso da Sony no campo da invenção e da inovação

  • G-Type (1950), primeiro gravador introduzido no mercado japonês;
  • primeira televisão transistorizada do mundo (1960);
  • primeira televisão miniatura (1962);
  • primeiro vídeo-gravador doméstico do mundo (1964);
  • primeiro equipamento portátil de Vídeo Tape (1967);
  • primeiro vídeo-gravador a cores (1971);
  • gravadores Betamax (1975), primeiro sistema de video doméstico do mundo;
  • câmara electrónica (1981);
  • primeiro leitor de CD do mundo (1982),
  • em parceria com a Philips, a primeira câmara de vídeo (1983);
  • primeiro VTR Digital (1985);
  • vídeo de 8mm (1988);
  • Micro-disquetes (1989) de 3.5 polegadas;
  • e o primeiro disco CD-RW (1997), o CD regravável.

A expansão internacional começou com a fundação da Sony Corporation of America em 1960 nos Estados Unidos, mercado-chave para que a marca crescesse globalmente, seguida pela Sony da Inglaterra em 1968.

A SONY também é a proprietária dos estúdios de cinema Columbia Tri-Star Pictures, pelo qual pagou US$ 3.4 bilhões, a Metro Goldwyn Mayer (MGM) e da gravadora Sony Music, responsável por artistas como Michael Jackson, Mariah Carey, Osais, Pink Floyd, Silverchair, entre outros, estando presente em diversos meios de comunicação e entretenimento em todo o mundo.

Formou com a Ericsson uma holding para a produção de telefones celulares denominada SONY-ERICSSON.

1968: TRINITRON. O primeiro televisor a cores com cinescópio.

1979: o Walkman

Tudo começou quando Masaru Ibuka, sócio da Sony, disse a outro sócio, Akio Morita, que gostaria de ouvir música o tempo todo, mas que carregar o equipamento era muito desconfortável. Morita imaginou que muitos jovens tinham o mesmo desejo. Pediu aos seus funcionários que construíssem um pequeno gravador experimental, com fones de ouvidos leves e confortáveis.

Quando o primeiro WALKMAN foi desenvolvido, em 1979, muitos disseram que o pequeno aparelho não venderia. Mas Morita acreditou na idéia. Os vendedores continuavam sem entusiasmo, até que ele lançou um desafio: se a Sony não vendesse 100 mil aparelhos até ao final daquele ano, ele renunciaria à presidência da empresa. Morita ganhou a aposta.

A empresa vendeu cerca de 1.5 milhões de aparelhos nos seus dois primeiros anos no mercado, 30.000 somente nos três primeiros meses.

As vendas ultrapassam 200 milhões de unidades desde que foi lançado, transformando o WALKMAN num dos produtos eletrónicos de maior sucesso da história.

1984: o Discman

Discman foi o nome dado ao primeiro leitor de CD portátil, chamado D-50 e lançado no mercado para substituir o Walkman.

1985: HANDYCAM.

As câmeras de vídeo com formato de fita 8mm, que tinham a vantagem de serem menores que os concorrentes VHS e Betamax, mantendo a mesma qualidade de imagem. 1991: MINIDISC. Associando a miniaturização do WALKMAN ao disco óptico gravável, lançou este aparelho como alternativa superior às tradicionais fitas cassetes de áudio. O disco para gravação tem qualidade semelhante ao CD.

1994: PLAYSTATION.

A Sony gastou mais de €479 milhões no desenvolvimento do produto. O videogame se tornou o produto de maior sucesso da empresa, tendo 70% de participação de mercado.

1996: CYBERSHOT.

Câmera digital, que evoluiu muito desde que o primeiro modelo, DCS-F1 de 0.35 megapixels com lente rotativa de 180 graus e flash, foi lançada no mercado. Em 2001 a linha já contava com câmeras de 5.2 megapixels.

1997: VAIO,

abreviação de Video Audio Integrated Operation). Isso porque seu criador, o engenheiro Teiyuu Goto imaginou um produto para facilitar a utilização de tecnologia de áudio e vídeo para uso pessoal ou profissional.

2005: BRAVIA.

Uma linha de televisores LCD de alta definição que se diferencia das concorrentes por reproduzir muito mais cores, de uma forma fiel e viva.

Desde os anos 70 a Sony vem propondo novas tecnologias no mercado: ficou conhecida por desenvolver medias para concorrer com outras e propagar as chamadas “guerras de formatos”. A primeira aconteceu nos início dos anos 80 quando a empresa propôs a fita Betamax para concorrer diretamente com o VHS.

No início da década de 90 propôs o MiniDisc para substituir a fita K7. Actualmente a Sony possui um formato próprio de memória nas suas câmaras digitais, o Memory Stick, opondo-se4 a todas outras fabricantes que utilizam cartões compatíveis.

A partir de 2005 desencadeou a “batalha” dos media de alta resolução que iriam suceder ao DVD: o seu disco Blu-ray compete com o HD-DVD.

A origem do nome

A combinação de duas palavras deu origem ao nome SONY. Uma é a palavra latina “sonus” que é a raiz de palavras como som e sónico. A outra é “sunny boy”, uma expressão popular utilizada na época, no Japão, que significava uma pessoa jovem com um espírito livre e pioneiro.

O logótipo da marca SONY mudou muito pouco ao longo de sua história. O primeiro logotipo foi registrado em 1955 com a palavra SONY dentro de um retângulo. O logotipo introduzido em 1967 era bem mais legível.

Porém, foi somente em 1961, através do designer japonês Yasuo Kuroki, que o logotipo se tornou muito parecido com o actual. Depois as mudanças foram mais brandas. As principais foram em relação ao tamanho e corpo das letras.

ss

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com