tipografos.net: design: designer: mackintosh

A mais bem informada e completa colecção de documentos sobre design

Charles Renner Mackintosh

Na Escócia, apareceu em Glasgow o que ficou a ser conhecido por Modern Style. Mackintosh foi a figura-chave deste movimento; célebre pela sua maneira de lidar com espaços muito claros na sua arquitectura, e pelos móveis de linhas sóbrias que hoje são apreciadas peças de coleccionador.

Mackintosh recebeu impulsos das tradições escocesas e conjugou-as com as tendências decorativas do Art Nouveau – e com a sobriedade das formas japonesas, que então estavam em voga, criando o Glasgow Style.

Mackintosh nasceu em condições modestas em Townhead, próximo da Catedral de Glasgow. Viria a ser um dos mais aclamados arquitectos e designers da sua geração. Conheceu Margaret MacDonald, a futura mulher, na Glasgow School of Art, onde muitas das construções e colecções documentam a cooperação artística entre os dois. Parte dos trabalhos deste par de criativos pôde ser preservado, sendo hoje possível vê-los em Glasgow em várias casas e museus.

Mackintosh desde criança mostrou interesse pela Arquitectura. Aos dezasseis anos ingressou no atelier do arquitecto John Hutchison; ao mesmo estudava nos cursos nocturnos da Glasgow School of Art. Aqui entrou em contacto com J. Herbert MacNair e com as irmãs Frances e Margaret MacDonald, (mais tarde iria casar-se com Margaret). Com estes fundou o grupo de artistas Glasgow Four.

Glasgow Four

Os quatro fizeram exposições colectivas; mostraram trabalhos na edição de 1896 da Arts and Crafts Exhibition; a reacção foi de incompreensão e reprovação.

Em 1889, Mackintosh entrara na Honeyman & Keppie, empresa onde permaneceu até 1913, depois de se tornar sócio em 1904. Os seus mais importantes trabalhos de arquitectura e desenho de interiores decorreram durante esse período. Tinha conseguido preservar um elevado grau de autonomia dentro da empresa, desenvolvendo o seu estilo pessoal.

Em 1896, Mackintosh, ainda assistente da Honeyman & Keppie, ganhou o concurso para a construção das novas instalações da School of Art em Glasgow.

De 1897 até 1906, Mackintosh passou o seu tempo a desenhar, mobilar e decorar a cadeia de tea-rooms estabelecida em Glasgow pelas Misses Cranston. Este trabalho permitiu a Mackintosh experimentar com as possibilidades de produção comercial em larga escala.

Expôs repetidas vezes com os outros membros dos Glasgow Four e com as oficinas de artes aplicadas Wiener Werkstätten em Viena, Áustria.

Teve mais aceitação no continente do que em Londres ou em Glasgow, embora tivesse patronos na Escócia que lhe permitiram uma liberdade de acção considerável; patronos como o editor Walter Blackie, para quem ele construiu a famosa Hill House, em Helensburgh.

Depois de ter saído da Escócia, em 1913, Mackintosh deixou de trabalhar como arquitecto; a partir de 1920, devotou-se à pintura.

Como também fez lettering, surgiu a ideia de produzir uma fonte no estilo das suas letras ornamentais, completada com uma colecção de elementos decorativos, típicos do seu estilo.

Em www.flickr.com pode apreciar fotos sobre o Glagow Style. ‡

Página actualizada em 02. 2012.

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com