tipografos.net: design: designers: loewy

A mais bem informada e completa colecção de documentos sobre design americano.

Raymond Loewy e o American Streamlined Design

«The Man Who Designed America»

Mestre do «styling». Raymond Loewy (1893—1986) é um dos mais conhecidos designers industriais do século XX. Fez a maior parte da sua carreira profissional nos Estados Unidos, onde influenciou muitos aspectos da cultura material norte-americana.

RL

Loewy nos Estados Unidos.

Loewy nasceu em Paris. Um de seus primeiros trabalhos de sucesso foi o design de uma aeronave modelo, que ganhou a Taça James Gordon Bennett em 1908.

No ano seguinte, foi o avião Ayrel.

Raymond Loewy serviu no Exército Francês durante a I. Guerra Mundial. Emigrou para os Estados Unidos em 1919.

Nos Estados Unidos

RL

Por alguns, é considerado o inventor da profissão de designer industrial. Seguramente foi Loewy quem primeiro se soube encenar como "star designer", usando o glamour de Hollywood. Loewy fazia-se retratar como uma estrela de cinema, rodeado de belas mulheres em bikini, à beira de uma piscina.

Loewy casou-se com Jean Thomson em 1931; o casamento durou até 1945. Tornou-se cidadão norte-americano em 1938. Casou-se com Viola Erickson, em 1948.

Quando Loewy chegou aos Estados Unidos, foi para Nova Iorque e encontrou trabalho como decorador de montras em "lojas de departmento", como a Macy's.

Trabalhou como ilustrador de moda para as revistas Vogue e Harper's Bazaar.

Em 1929, recebeu sua primeira encomenda de desenho industrial: modernizar a aparência da máquina duplicadora da Gestetner.

Outras encomendas surgiram:

  • da Westinghouse,
  • da Hupp Motor Company (para fazer o styling do Hupmobile),
  • o styling da geladeira Coldspot para a Sears-Roebuck.

Abriu uma filial em Londres nos anos 30.

Pennsylvania Railroad PRR — Caminhos de Ferro da Pensilvania

Em 1937, Loewy estabeleceu uma relação com a Pennsylvania Railroad PRR. Os seus mais notáveis trabalhos foram o styling das potentes locomotivas.

Fez o styling da PRR K4, da locomotiva experimental PRR S1, e a da classe PRR T1.

Mais tarde, a pedido da PRR, re-desenhou as locomotivas a diesel da Baldwin's, dando a elas um distinto "nariz de tubarão". Não projectava a forma das locomotivas eléctricas PRR GG1, mas melhorou o seu aspecto, construção, e definiu um esquema de cores para fazer sobressair as formas suaves e redondas.

Também fez outros trabalhos para a PRR, incluindo o design do interior de carros de passageiros, estações, material impresso, entre outros. http://www.rediscoveredpaper.com/pennrailroad/index.html

Locomotiva

Loewy nos Estados Unidos.

Studebaker

Loewy começou sua longa e produtiva relação com a empresa Studebaker Corporation (South Bend, Indiana), nos anos 1930. A empresa Loewy e Associados foi contratada pela Studebaker para fazer Design durante a Grande Depressão.

Os seus trabalhos começaram nos últimos modelos Studebakers. Studebaker também adoptou o logo limpo para substituir o logo que usava desde o início do século.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo decretou restrições aos departamentos de design na Ford, General Motors e Chrysler, e etsas empresas não trabalharam melhorando ou projectando automóveis civis.

Já que a empresa de Loewy era independente da 4ª maior automobilística no país, essas restrições não foram aplicadas. Isto permitiu à Studebaker lançar seu primeiro design de automóvel do pós-guerra em 1947, 2 anos antes da General Motors, Chrysler e Ford.

O seu team desenvolveu um design com pára-lamas frontais esplendorosos, e linhas traseiras limpas. Também criaram o Studebaker Starlight com um sistema de janelas traseiras que abrangia 180º em volta dos bancos de trás.

1953 Studebaker Commander Starlight coupé

Além do icónico "nariz de bala" Studebakers de 1950 e 1951, a equipe criou a linha Studebaker de 1953, o Starliner e os Starlight coupés, que sempre ficava entre os mais bem-projetados automóveis de dos anos 50 nas listas das revistas Collectible Automobile, Car and Driver e Motor Trend.

Também modernizou o logo da Studebaker novamente colocando o elemento “S” para um design mais moderno. Seu último trabalho nos anos 50 para a Studebaker foi a transformação dos coupés Starlight e Starliner na série Studebaker Hawk para o modelo do ano 1956. Ele foi chamado de volta à Studebaker pelo presidente da empresa, Sherwood Egbert, para projetar a Studebaker Avanti.

Na primavera de 1961, Sherwood Egbert, o novo presidente da Studebaker, contratou-o para ajudar a desenhar uma nova linha de automóveis, para atrair novos compradores. Ele concordou em aceitar o trabalho, apesar do curto cronograma de 40 dias, que permitiu produzir um design acabado e um modelo em escala.

1963 Studebaker Avanti

Loewy rapidamente recrutou uma equipe de design formada por designers experientes, pelos empregados de Loewy (John Ebstein e Bob Andrews) e por Tom Kellogg, um jovem estudante do Art Center.

A equipe reuniu-se em Palm Springs e ficou numa casa alugada para desenvolver o design do novo carro. Cada membro da equipe tinha o seu papel: Andrews e Kellogg faziam esboços, Ebstein revia o projecto, e Loewy era o director criativo.

Quando o Avanti atingiu o mercado, foi um sucesso, e até hoje tem muitos devotos. Foi produzido em quantidade limitada ao passar dos anos por uma sucessão de pequenas empresas independentes.

Trabalhos de Loewy
Jukebox

United Music Corporation UPB-100 Jukebox Introduced 1958 Metal, chrome, plastic, glass, paper, and wire 57 1/4 x 36 1/4 x 27 3/4 in. Collection Hagley Museum and Library

  • Air Force One Baldwin's - Locomotivas a diesel com "nariz de tubarão"
  • Coca-Cola - Redesign da garrafa original em 1955, adicionando as letras brancas e vívidas Coke & Coca-Cola, desenhando as primeiras garrafas king-size, no mesmo ano. Desenhou também a primeira embalagem de alumínio, em 1960.
  • Exxon - logotipo
  • Fairbanks-Morse - locomotivas a diesel
  • Farmall - tractor
  • Frigidaire - frigoríficos, fogões e freezers. Pela primeira vez, os electrodomésticos destacavam-se dos concorrentes pela estética streamline. "Entre dois produtos de igual qualidade, venderá mais o que for mais atractivo" — foi uma das sentenças de Loewy.
  • Gestetner - mimeógrafo, 1929
  • Cigarros Lucky Strike - embalagem, 1940
  • Autocarros Greyhound Scenicruiser, 1954
  • Hallicrafters - Modelo S-38 radio de ondas curtas
  • NASA - estação espacial Skylab, primeiro design de interior para viagens espaciais (incluindo um vigia para permitir ver a Terra do espaço, esquemas de cores, uma área privada para cada membro da tripulação relaxar e dormir, mesas para comer, bandejas, armários de roupa,...)
  • New York City Transit Authority - carro R40 Panama Line: Loewy projectou os interiores para um trio de linhas de passageiro-carga americanas — SS Ancon, SS Cristobal e SS Panama.
  • Pensilvania: PRR K4s - locomotiva a vapor. PRR S1 locomotiva a vapor PRR T1 locomotiva a vapor PRR GG1 Locomotiva eléctrica, 1936
  • Selo de correio de 5 cents, John Kennedy.
  • 1964 Sears produtos, incluindo Sears Coldspot de 1935.
  • Shell - logo
  • Studebaker 1947
  • Studebaker Champion 1953
  • Studebaker Commander 1963
  • Studebaker Avanti
rl
Raymond Loewy / cover to Time Magazine, October 1949.
Brasil

Em 1947 Raymond Loewy tentou montar um escritório de Design no Brasil. A Raymond Loewy Associates inaugurou uma filial no centro de São Paulo, com clientes de importantes empresas da época como Gessy, Ford, GM, Peixe e Matarazzo.

O escritório foi dirigido pelo arquitecto e Designer californiano Charles Sampson Bosworth e teve curta duração, encerrando as suas actividades no mesmo ano de 1947. Na década de 50, Bosworth voltou definitivamente ao Brasil onde se radicou. Desenvolveu inúmeros projectos na área da Arquitectura industrial.

Links

www.raymondloewy.com/

http://www.raymondloewyfoundation.com/en.html

Página actualizada em 02. 2013.

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com