tipografos.net: design: empresas: ikea

A mais bem informada e completa colecção de documentos sobre design

IKEA

Cadeia multinacional de mobiliário, texteis e artigos de design.

Actualmente, a empresa IKEA é líder mundial de mobiliário doméstico com mais de 200 lojas espalhadas em mais de 30 países, tendo em 2004 recebido mais de 400 milhões de visitantes e um volume de negócios na ordem dos 1.3570 mihões de euros.

A IKEA foi fundada em 1943 pelo sueco Ingvar Feodor Kamprad, então com 17 anos de idade. O nome é uma composição das primeiras letras de seu nome, da pequena vila onde nasceu e da herdade onde cresceu: Ingvar Kamprad, Elmtaryd e Agunnaryd.

Kamprad vendia canetas, jóias, relógios, isqueiros, carteiras, porta-retratos, gravatas, meias de nylon, toalhas de mesa e praticamente tudo o que pudesse encontrar para revender com preços baixos. Pouco depois, em 1945, quando percebeu que vender seus produtos de porta em porta já não era tão eficaz, ele começou a anunciar na imprensa local e introduziu o conceito do catálogo para vendas por correio.

Em 1948 passou a vender móveis feitos em pequenas fábricas localizadas perto de sua casa. Nesta época vendia produtos enviando-os pelo correio. Um dos factos que começaria a mudar os rumos da empresa aconteceu em 1951, mesmo ano em que foi lançado o primeiro catálogo da IKEA, quando Ingvar percebeu a oportunidade de se transformar em um grande fornecedor de móveis.

Foi por esta razão que tomou a decisão de vender móveis a preços baixos e deixou de comercializar todos os outros produtos. Começava a nascer a IKEA tal como conhecemos hoje...

As inovações começaram em 1956 com a criação das embalagens planas, que permitiam transportar mais produtos em um camião, ocupando menos espaço nos depósitos, e reduzindo os custos. Em vez de armar os móveis, a IKEA põe o cliente a fazê-lo.

Design contemporâneo
  • A IKEA lançou a cadeira Olga (1961), que levava em conta forma, funcionalidade e preço — hoje é produzida em plástico composto;
  • a Estante MTP (1962), desenvolvida por Marian Grabinski, que se transformou num clássico contemporâneo, dando origem a muitas imitações ao longo dos anos;
  • o Sofá PRIVAT (1969), desenhado pelo arquiteto Åke Fribryter, que tinha uma base de aglomerado com acabamento laqueado branco e capas em cretone castanho com um padrão de flores desenhado pelo artista têxtil Sven Fristedt;
  • a poltrona multifuncional TAJT (1973), um dos exemplos de como, por vezes, a IKEA faz as coisas de forma diferente;
  • a cadeira SKOPA (1974), criada por Olle Gjerlöv-Knudsen e Torben Lind, confeccionada em plástico;
  • o sofá KLIPPAN (1980), desenvolvido para crianças e extremamente resistente, com uma capa removível que podia ser lavada;
  • o sofá MOMENT (1985), confortável, moderno e de preço baixo;
  • a estante KIBIST (1994), um modelo resistente, leve e de preço baixo;
  • e a cadeira infantil DAGIS (1995), criada pelo designer Richard Clark.
  • o sistema de estantes Billy.
Em Portugal

A IKEA inaugurou em Loures a maior loja do grupo na Península Ibérica. Anunciou a abertura, em 2012, de um retail park naquele concelho. O futuro retail park de Loures terá 19 mil metros quadrados e criará 320 postos de trabalho, segundo o director de expansão do IKEA Portugal, António Machado.

"Será um dos primeiros retail park do grupo e terá um conceito bastante diferente daqueles que existem", referiu hoje o responsável, à margem da inauguração da loja de Loures, a terceira do grupo em Portugal.

António Machado disse que a crise económica e as medidas de austeridade do Governo não vão desviar os objectivos da empresa sueca que, no seu plano de expansão, prevê abrir até 2015 mais 4 lojas e dois centros comerciais em território português, nomeadamente em Gaia e Loulé, num investimento total de 1,1 mil milhões de euros.

Relativamente à loja IKEA de Loures, o director de expansão apontou como objectivo facturar 100 milhões de euros nos dois primeiros anos de exercício, um valor próximo daquele que foi conseguido nas restantes lojas do grupo sueco.

O novo empreendimento, que representa um investimento global de cerca de 70 milhões de euros, criou cerca de 480 postos de trabalho directos e cerca de 100 indirectos e tem uma área de 38.500 metros quadrados, incluindo um parque com 2.350 lugares de estacionamento.

O IKEA de Loures irá empregar 480 trabalhadores, sendo que 70% possui um curso superior e cerca de 200 vieram do Centro de emprego.

Algarve

Quatro associações empresariais algarvias querem travar a elaboração do Plano de Urbanização Caliços/Esteval, zona algarvia onde deverá nascer uma loja Ikea, através de uma providência cautelar contra a Câmara de Loulé. http://www.jornaldoalgarve.pt/2011/03/empresarios-contra-autarquia-para-travar-ikea/

A estante Billy, da IKEA

Ligações externas

IKEA Portugal: www.ikea.com/pt/pt/

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com