tipografos.net: design: designers: gray

A mais bem informada e completa colecção de documentos sobre design do século XX

Eileen Gray

Arquitecta e designer de mobiliário e objectos decorativos, o seu trabalho foi frequentemente ofuscado pelos seus pares, como Le Corbusier e Marcel Breuer.

Eileen Gray (1878-1976) nasceu em Enniscorthy, uma pequena cidade no extremo sul da Irlanda.

Filha de uma família aristocrata e de veia artística, começou sua formação na Slade School of Fine Arts – Londres em 1989.

Nos anos seguintes estudou desenho com Colarossi e Julian, em Paris, formando-se na arte de aplicar laca com o mestre japonês Sugawara. Levava um estilo de vida boémio de mulher independente - muito diferente do da sua época.

A partir de 1919 começa a trabalhar com decoração e design de móveis e em 1922 liga-se ao grupo De Stijil – movimento artístico que advogava linhas limpas, formas básicas, máxima simplicidade.

Seu gênio criativo, sua sensibilidade à cor e seu domínio sobre a técnica da laca foram utilizados em novas e inovadoras formas caracterizando suas criações. Em 1923, um projeto de sua autoria foi muito elogiado por Walter Gropius, na época director da Escola Bauhaus.

A partir de 1926 trabalhou como arquiteta e apresentou seus trabalhos no pavilhão “Temps Nouveaux” de Le Corbusier, em 1937. Nessa época, criou uma das mais famosas casas do século vinte, a E.1027, à beira mar. Eileen Gray Morreu em 1976 em Paris.

Gray desenvolveu uma estética única sem raízes aparentes em qualquer movimento específico, sendo hoje amplamente reconhecida como uma das mais influentes designers e arquitectas do século XX.

Oriunda de uma rica família de artistas, a sua formação começou na Slade School of Fine Arts. A partir de 1919 começa a trabalhar com decoração e design de móveis, criando telas, painéis e objectos com virtuosismo técnico e força poética.

Mais tarde, desenvolve um forte interesse pela Arquitectura, projectando duas casas que se tornaram exemplos do espírito do "Movimento moderno":

  • E-1027, em Roquebrune (concluída em 1929),
  • "Tempe um Pailla”, no sul da França, (concluída em 1934).

No mobiliário, destacam-se as famosas mesa circular E-1027 e o cadeirão Bibendum, inspirados nas experiências com ferro tubular de Marcel Breuer, na Bauhaus.

Eileen Gray é uma das maiores referências do International Style. O National Museum of Ireland, em Dublin, tem uma exposição permanente da sua obra.

Hoje, as suas peças de mobiliário valem milhões em leilões. As suas peças são ainda consideradas de vanguarda, apesar de terem sido criadas há oitenta anos. Eileen Gray esteve à frente da sua época. Trinta anos depois da sua morte, ela ainda é uma das mulheres mais fascinantes do século XX.

Ligações externas

Página actualizada em 02. 2011.

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com