tipografos.net: design: designers: fröbel

A mais bem informada e completa colecção de documentos sobre design

Frederico Fröbel

Friedrich Wilhelm August Fröbel (1782-1852) foi o fundador do primeiro Jardim de Infância (Kindergarten) e o primeiro a desenvolver brinquedos didácticos. Estes brinquedos náo só iriam ser copiados por empresas como a Lego, como também exerceram influência positiva em pessoas, como por exemplo, o arquitecto Frank Lloyd Wright.

A idéia mais luminosa com que este visionário contribuiu para a pedagogia foi a de que o ser humano é essencialmente dinâmico e produtivo e não meramente receptivo: «O homem é uma força autogeradora e não uma esponja que absorve conhecimento do exterior».

f

Ainda hoje, parte importante das suas teorias continuam a surpreender pelo seu profundo humanismo e progressismo. Fröbel foi o primeiro educador a enfatizar o brinquedo, a actividade lúdica. Para ele, por exemplo, a história contada pela professora deve ser expressa pela criança «não somente na sua própria linguagem, mas por meios de canções, representações, figuras ou construção de objectos simples de papel, barro ou outro material».

Friedrich Wilhelm August Fröbel (1782 — 1852) foi um importante pedagogo alemão. Seu pai era um pastor protestante. Seus princípios filosófico-teológicos apontam um Fröbel (protestante) com um espírito profundamente religioso que desejava manifestar ao exterior o que lhe acontecia interiormente: sua união com Deus.

As suas ideias lançaram as bases da educação infantil. A essência de sua pedagogia são os conceitos de actividade e liberdade da criança. Trabalhou com Pestalozzi, e embora influenciado por ele, foi totalmente independente e crítico, formulando seus próprios princípios educacionais.

Os seus ideais educacionais foram considerados politicamente radicais e, durante alguns anos, foram banidos da Prússia. Em 1837 Fröebel abriu o primeiro jardim de infância, onde as crianças eram consideradas como plantinhas de um jardim, das quais o professor seria o jardineiro. A criança se expressaria através das actividades de percepção sensorial, da linguagem e do brinquedo. A linguagem oral se associaria à natureza e à vida. Frobel foi um defensor do desenvolvimento genético.

Para ele o desenvolvimento ocorre segundo as seguintes etapas: * a infância * a meninice * a puberdade * a mocidade * a maturidade Todas estas fases eram igualmente importantes. Observava portanto a gradação e a continuidade do desenvolvimento, bem como a unidade das fases de crescimento. Enfim, a educação da infância se realiza através de três tipos de operações: a ação, o jogo, o trabalho.

A importância dos brinquedos

Fröebel foi o primeiro educador a enfatizar o brinquedo (Fröbelgaben), a actividade lúdica, a apreender o significado da família nas relações humanas. Concebeu materiais sistematizados para as crianças se expressarem: blocos de construção que eram utilizados pelas crianças para actividades criativas, papel, papelão, argila, etc.

O desenho e as actividades que envolvem o movimento e os ritmos eram muito importantes. Para a criança se conhecer, o primeiro passo seria chamar a atenção para os membros do seu próprio corpo, para depois chegar aos movimentos das partes do corpo.

Valorizava também a utilização de contos e fábulas, assim como as excursões e o contacto com a natureza. Fröebel afirma em sua obra A educação do homem (1826) que «a educação é o processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana autoconsciente, com todos os seus poderes funcionando completa e harmoniosamente, em relação à natureza e à sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um todo, originariamente se elevara acima do plano animal e continuara a se desenvolver até a sua condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal».

Ligações exteriores

Froebel: uma revista de instrução primária, editada em Portugal: http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/

Venda dos brinquedos «Fröbelgaben»: www.froebelgifts.com

Página actualizada em 02.2011

ss

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.

copyright by algarvivo.com