tipografos.net: design: matérias-primas: cortiça

A mais bem informada e completa colecção de documentos sobre Design

— Ínicio

— os primórdios

— os mestres

— as escolas

— séculos 19 e 20

— design étnico

— empresas

— ferramentas

— materiais

— por temas

+ design: links

E-BOOKS

LAYOUT, o e-book que ensina a paginar
Alfabetos, o e-book que descreve toda a Tipografia e Caligrafia
Tipos e fontes, o e-book que ensina Typeface Design
Design em Portugal documenta os primeiros cem anos: de 1870 a 1970.
Revistas para Clientes, o e-book sobre o Corporate Publishing

Megalitismo, o e-book sobre a Pé-Historia
Romanos na Península Ibérica, o e-book sobre a Cultura Romana

Cortiça

Uma aplicação exemplar: Sandálias Birkenstock

A cortiça é um dos materiais naturais mais apreciados. Durante mais de três séculos a rolha de cortiça mantém uma forte relação com o vinho e, mais recentemente, com outros tipos de produtos.

A principal componente da cortiça é a suberina, uma mistura de ácidos orgânicos a partir da qual são formadas as paredes das suas células, impedindo a passagem de água e de gases.

As propriedades da suberina são notáveis, pois é praticamente infusível, insolúvel na água, no álcool, no éter, no clorofórmio, no ácido sulfúrico concentrado, no ácido clorídrico etc.

Com o desenvolvimento tecnológico, a utilização da cortiça e dos seus derivados para além da indústria rolheira tem vindo a aumentar, sobretudo na construção civil, em pavimentos ou isolamentos, mas também numa infinidade de outras aplicações como mobiliário, calçado ou indústria automóvel.

Estes derivados – aglomerado branco, aglomerado negro e rubbercork – podem ser simples ou compostos e são obtidos a partir dos processos de transformação da cortiça natural, sendo formados por granulados que resultam da trituração da cortiça virgem, por refugo e desperdícios de outras operações de processamento.

Da associação dos grãos de cortiça com borracha resulta o Rubbercork, um outro tipo de aglomerado fabricado com uma tecnologia de produção bastante diferente e também com algumas áreas de aplicação diferentes.

Rubber Cork Gaskets
Rubber Cork Gasket

A combinação da elasticidade e outras características da cortiça com a resistência mecânica da borracha, transformou-se num material fundamental para as indústrias automóvel e eléctrica, em juntas de máquinas, de motores e transformadores e em pavimentos sujeitos a grande intensidade de tráfego.

PDFApresentação em PDF (22 MB)

Mais

How cork is made — An illustrated guide to the cork production process http://www.wineanorak.com/corks/howcorkismade.htm

Making technical corks - part 2 http://www.wineanorak.com/corks/makingtechnicalcorks.htm

Topo páginaTopo página

Quer usar este texto em qualquer trabalho jornalístico, universitário ou científico? Escreva um email a Paulo Heitlinger.
copyright by algarvivo.com